sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaqueSedest e Marcio Nunes lançam sistemas integrados para a proteção da fauna

Sedest e Marcio Nunes lançam sistemas integrados para a proteção da fauna

spot_img

O Paraná ganhou hoje dois sistemas integrados que vão ajudar no monitoramento e na proteção da fauna silvestre. A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e o Instituto Água e Terra (IAT) apresentaram o SIMFAUNA, que vai ajudar os empreendedores na elaboração de seus projetos executivos com dados sobre fauna local existente, e o “Fauna Vitimada em Números”, que traz em tempo real os registros de atendimentos, resgates e destinação final da fauna silvestre no Paraná. O painel também apresenta dados sobre os tipos de crimes mais comuns cuja fauna nativa é acometida – como os cativeiros ilegais.

O deputado estadual Marcio Nunes, ex-secretário da pasta e responsável pelo pontapé inicial para a construção das ferramentas, durante a sua gestão, também participou do lançamento. “Este é mais um passo que o Paraná dá em busca do desenvolvimento sustentável. Já somos o número 1 do país em sustentabilidade ambiental, mas queremos melhorar cada vez mais. O Paraná dá um exemplo ao Brasil de que é possível desenvolver, gerar emprego e renda, cuidar e proteger do meio ambiente, tudo ao mesmo tempo. Esse é o conceito que implantamos e que já está sendo assimilado por toda a sociedade”, disse Nunes.

O SIMFAUNA traz dados que possibilitam consultas sobre a distribuição de espécies, natureza, localização e períodos em que foram realizados, mas principalmente potencializa a análise sinérgica de impactos, assim como de medidas necessárias à conservação e proteção da fauna. Será muito usado pelos empreendedores (ou empresas contratadas por eles) que necessitam dos dados para elaboração de EIA-RIMA, RAS, RAP, além de uso para outras finalidades.

Ambas as ferramentas estarão disponíveis no site do IAT.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -