terça-feira, maio 21, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaqueBanda larga no Paraná é a pior do sul e 14ª no...

Banda larga no Paraná é a pior do sul e 14ª no ranking nacional, diz pesquisa

spot_img

A RPC Curitiba informa que um levantamento feito por uma plataforma que testa redes de internet banda larga em todo o Brasil, apontou que o Paraná tem a pior velocidade média de conexão da região Sul e fica em 14ª no ranking nacional.

A pesquisa mostra que o estado registra velocidade média de banda larga de 106,36 mega bites por segundo (Mbps). Os testes foram feitos pelo aplicativo Minha Conexão, no mês de julho de 2022.

Curitiba ocupa 12ª posição entre capitais, com média de 132.02 Mbps. A capital com velocidade média mais rápida, conforme os testes, é Cuiabá (226.85 Mbps), seguida por Goiânia (211.84 Mbps) e Porto Velho (170.57 Mbps).

Segundo ele, foram diversas tentativas de resolver o problema, ele chegou a mudar de operadora, teve que trocar os equipamentos e contratou pacotes mais caros que prometiam melhorar o serviço, mas não adiantou.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que registrou quase 1 milhão de reclamações contra prestadoras de serviços de banda larga, TV por assinatura e telefonias no Brasil no primeiro semestre deste ano.

A internet é o segundo serviço que mais reuniu reclamações dos usuários: 240.098 em todo o país.

Além das más condições do serviço prestado pelas operadoras, o engenheiro da computação Altair Olivo explica que os motivos dos problemas podem estar relacionados à infraestrutura de determinadas regiões.

“Banda larga, em geral, é trazida através de cabos, mas algumas regiões podem até por dificuldades de levar os cabos, ficar menos privilegiadas que outras”, comentou.

No ranking nacional de qualidade da internet banda larga, a plataforma leva em conta todos os testes que os usuários fazem para medir a velocidade, sem considerar testes feitos em aparelhos celulares. Nos últimos três meses, foram feitos 18 milhões de testes pelos brasileiros.

Chegada do 5g

O engenheiro comentou que as condições climáticas também podem impactar na velocidade. A solução, segundo ele, pode estar no início do sinal em 5G.

“Neste caso (do 5G), não temos tanta necessidade de levar cabos para as residências. Pode melhorar a disponibilidade de acesso para usuários, em geral”, afirmou.

O sinal 5G foi liberado em Curitiba no mês de agosto. A nova tecnologia disponível promete facilitar a vida das pessoas não só nos aparelhos móveis, mas também em diferentes áreas do dia a dia. O Sinal 4G não irá acabar e funciona simultaneamente.

Notícias Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. A culpa dessa mer** toda é da Anatel que impede empresas estrangeiras de entrar no Brasil para beneficiar um oligopólio picareta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -