segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaqueApenas dois partidos fecharam chapa completa para deputado estadual

Apenas dois partidos fecharam chapa completa para deputado estadual

spot_img

O número total de postulantes para deputado estadual é de 872, e o vestibular da política aponta 21 nomes para cada cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná, o Progressistas e o PTB foram as únicas legendas a terem chapa completa à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), cada um desses partidos lançou 55 candidatos a deputado estadual; a Federação Brasil da Esperança (PCdoB, PT e PV) chegou perto com 53 nomes; a Federação PSDB/Cidadania lançou 52 concorrentes e o MDB, 50.

Os demais ficaram abaixo dos 50: o Pros registrou 49 postulantes à Alep; o PSD e o PL, 44; o PMB, 43; o União Brasil e a Federação PSOL/Rede, 40; Solidariedade e Agir, 39; Republicanos, 38; Podemos, 36; PDT, 34; Patriota, 31; DC e PSB, 30; PRTB, 23; PSC, 18; PMN, 17; Novo, 16; PCO e PSTU apenas um cada.

Com base no número de candidatos é possível especular que os partidos com menos de 20 candidatos dificilmente conseguirão um lugar ao sol a partir de 2023 na Assembleia Legislativa do Paraná tomando como base os registrados, a maioria de desconhecidos.

Também o PSD deve refazer o cálculo de deputados estaduais, a previsão inicial era conquistar até 25 cadeiras, agora o número projetado é entre 12 a 15.

A surpresa foi a Federação entre o PSOL e a Rede, com 40 registrados, o partido certamente irá ter até dois representantes para ofuscar o decadente PT.

O União Brasil que elegeu a maior bancada na eleição de 2018, oito deputados, deve encolher na próxima legislatura, com até seis cadeiras a partir de 2023.

O PT projeta fazer até seis deputados, já que a chapa não tem puxadores de votos.

O PSDB e o Cidadania podem conquistar até quatro vagas.

O MDB também projeta no máximo quatro cadeiras.

O Pros espera fazer até três deputados, assim como o PL, o PMB, Republicanos e o Solidariedade.

Podemos, PDT, Patriota, DC e PSB também acham que podem chegar a dois nomes cada na Alep.

O PRTB precisa de um puxador de votos para ficar com uma cadeira, assim como o Novo, franco atiradores.

Os demais precisam de um milagre para conquistarem vagas na Assembleia Legislativa do Paraná.

É bom lembrar que o número mágico para fazer uma cadeira em 2022 é em torno de 95 mil, na sobra, 75 mil no mínimo, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo do número de votantes.

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -