Depois de um mês sem sessões plenárias e vivendo a expectativa da eleição estadual de 2022, com vários vereadores na corrida eleitoral, a Câmara de Curitiba volta de férias em clima festivo, nesta segunda-feira, o prefeito Rafael Greca (PSD) estará no legislativo para o início do período legislativo, outro convidado é o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, para falar de fake news.
Neste segundo semestre, até a eleição de dois de outubro, a tendência é das sessões plenárias diminuírem o ímpeto, com sessões curtas, afinal, os partidos precisam dos militantes buscando votos e endossando candidaturas.
Nesta semana, na quinta e na sexta-feira, acontecerão sessões extraordinárias para tratar do assunto Renato Freitas (PT), acusado de invadir a Igreja do Rosário, em cinco de fevereiro, assim como aconteceu no mês passado quando perdeu o mandato e voltou por força de uma liminar do Tribunal de Justiça do Paraná, o petista deverá novamente ser cassado, judicializar novamente a decisão, por entender que o prazo da conclusão do processo passou do prazo estabelcido no regimento interno.
Se isso acontecer será uma derrota para o presidente Tico Kuzma (Pros), candidato a deputado federal, pela inabilidade política na condução do processo.
Também mostrará como o legislativo curitibano está enfraquecido pela falta de assessores com conhecimentos jurídicos.
O advogado de Renato Freitas vem colecionando vitórias na Justiça e não será surpresa se novamente vencer o Projuris da Câmara Municipal de Curitiba.
Teriam os indispensáveis vereadores de Curitiba tido tempo de descansar, de suas fatigantes e penosas jornadas de trabalho, em apenas um mês de recesso no meio do ano? Isso é praticamente trabalho escravo, e muito mal remunerado!!
(contém ironia)