segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáAlep aprova projeto que beneficia municípios do litoral

Alep aprova projeto que beneficia municípios do litoral

spot_img

Foi aprovado em primeira discussão nesta quarta-feira (13/07) na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) o Projeto de Lei 257/2022, de autoria do Poder Executivo, alterando dispositivos da Lei n° 12.243/1998, que considera Áreas Especiais de Interesse Turístico e Locais de Interesse Turístico, Áreas e localidades situadas nos Municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. Segundo a justificativa do texto, a alteração proposta busca corrigir distorções criadas pela referida legislação especificamente no que se refere as atuais competências do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (COLIT). A matéria passou após receber 31 votos favoráveis e quatro contrários.

A matéria só pôde ser levada a plenário por conta de uma intervenção do deputado Marcio Nunes (PSD), na terça-feira (12/07), na Comissão de Ecologia, Meio ambiente e Defesa Animal. O relator da matéria, deputado Goura, havia emitido parecer contrário ao projeto. Nunes, então, apresentou voto em separado por escrito – o que pode, caso seja aprovado pela maioria dos componentes da comissão, ser adotado como parecer final.

“O Projeto de Lei é fundamental para acelerar o desenvolvimento sustentável do Litoral; uma demanda antiga tanto por parte das administrações municipais quanto dos empresários da região”, disse Nunes. “O texto já havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e, em nosso entendimento, não havia qualquer justificativa para não ir a Plenário”, completou o deputado e ex-secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná.

De acordo com o Governo do estado, a alteração proposta busca corrigir distorções criadas pela legislação em relação as atuais competências do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (Colit). Segundo o entendimento do Executivo, as competências do conselho demandam a necessidade de disposição clara quanto a sua margem de atuação, em especial na competência principal de assessoramento ao planejamento e ordenamento territorial do Litoral. O Executivo afirma, na justificativa, que a previsão de necessidade do Colit analisar e liberar a execução de projetos urbanísticos e de edificações, sem detalhamento, pode gerar sobreposições de competências institucionais.

“Não é possível haver a obrigação de submeter decisões administrativas que estão totalmente dentro da legalidade ao crivo de um órgão colegiado formado em sua maioria por ONGs que declaradamente são contra o desenvolvimento. A previsão de necessidade de análise pelo colegiado com finalidade de anuência prévia para execução de projetos urbanísticos e de edificações, sem o devido detalhamento, gera sobreposições de competências institucionais acarretando em contraposição normativa e ausência de objetividade das normas aplicáveis”, diz Marcio Nunes.

PEDIDO DOS EMPRESÁRIOS E PREFEITOS – A demanda não é recente. Desde a década passada, o Legislativo paranaense recebe pedidos de empresários do Litoral para que a lei fosse revista, pois a atuação do Conselho, por conta de orientações políticas e questões ideológicas, era excessivamente rígida e burocrática – afastando, com isso, potenciais investidores na região.

Da mesma forma, os prefeitos do litoral apoiam a medida. “Os municípios querem mais autonomia e menos burocracia para realizar seus projetos e atrair investimentos. Esse projeto de lei é fundamental”, comenta o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.

O prefeito de Matinhos, Zé da Ecler, também comemorou: “Todas as medidas que levem o nosso município e o nosso litoral ao desenvolvimento são importantes. E esse projeto irá representar um salto positivo para a nossa cidade neste quesito. É do nosso interesse que o turismo cresça e se desenvolva cada vez mais. Temos que eliminar as barreiras que brecam o crescimento de nossa cidade e nossa região”.

“Precisamos tirar o litoral paranaense do Século 19. O governo Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) está tirando do papel a revitalização da Orla de Matinhos e a ponte de Guaratuba, e vem muito mais por aí. A legislação precisa também se adequar, não vamos deixar a burocracia impedir o desenvolvimento e os investimentos que geram emprego e renda”, finaliza o deputado Marcio Nunes.

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. Então agora a rodovia para Pontal do Sul vai atender aos interesses do Beto Richa por trás da construção de um porto em Pontal do Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -