domingo, abril 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáConsiderações sobre o baixo clero que vive em Camilo Turmina

Considerações sobre o baixo clero que vive em Camilo Turmina

spot_img

Por noticiar o racha na Associação Comercial do Paraná (ACP), o jornalista político e símbolo do jornalismo ético e crítico no Paraná, foi atacado pelo atual presidente Camilo Turmina, que fez uma gestão discutível do ponto de vista da maioria dos associados e como não abriu mão de tentar manter o grupo político dele no comando da instituição, passou a alfinetar todos aqueles que buscam relatar os acontecimentos na instituição.

O jornalista Reinaldo Bessa também foi contestado e a verborreia atraiu atenção dos principais blogs do Paraná para levantar o que está acontecendo na Associação Comercial do Paraná, nas próximas semanas o clima deve pegar fogo e pode acertar o coração da atual administração.

Aroldo Murá contou a versão dele: o sr. Camilo Turmina, que algumas vezes foi ao lançamento de meu livro “Vozes do Paraná, Retratos de Paranaenses”, agora inexplicavelmente lança anátemas e vitupérios contra dois jornalistas – eu e o Reinaldo Bessa-, sugerindo que o fato de noticiarmos a crise na Associação Comercial do Paraná prende-se a interesses pecuniários contrariados.

E, com a maior cara de pau, condena-me, por ter buscado patrocínios da ACP. Na verdade, enviei correspondência à ACP em dois dos meus 12 lançamentos, esperando que a entidade se colocasse como milhares de leitores e algumas pessoas jurídicas que compram meu livro pelo seu valor documental. Esses pedidos são parte de esforços de marketing, o presidente da ACP deveria saber… Ou, pelo menos, seu assessor máster, Lourival Brasil, já deveria tê-lo ensinado.

Afinal, patrocínios e compras garantem a existência de bens culturais, tais como os previstos pela Lei Rouanet. Deveriam ser louvados por alguém que diz representar o mundo do comércio de Curitiba… Esclareço: o patrocínio foi pedido uma vez. E a ACP em só uma ocasião comprou poucos livros “Vozes do Paraná”. Houve uma segunda, quando o dirigente da ACP, que comprara os livros pela entidade, acabou anulando a compra.

“Vozes do Paraná” é documental,  registra vidas e obras de notáveis paranaenses, o que não inclui gente integrante do nosso baixíssimo Clero. Caso do Sr. Turmina, que vai remando contra os avanços da sociedade paranaense com mastodôntica fúria em direção à sua preocupação maior: manter-se no poder por meio de áulicos de fidelidade canina, um deles, com salários altíssimos.

Para ele, conseguir R$12 milhões no caixa da ACP vale mais do que manter a palavra dada, como a da promessa de apoiar um de seus vice-presidentes, OFM, nas eleições deste ano. Não vou repetir o erro de Turmina, dizendo que ele tem interesses “inconfessáveis” ao tentar perpetuar-se na ACP.

Afinal, não somos do mesmo clero, tenho história e biografia no Paraná. Como, aliás, a própria ACP reconheceu, em agosto de 2019, ao conceder-me o diploma de “Cidadania Associação Comercial do Paraná”. O título teve apoio unânime da diretoria da ACP, sabe o sr. Turmina – homem de memória seletiva -,que a ele deu seu aval.

Não fica bem para o presidente da casa do Barão do Cerro Azul, um herói da Pátria, manifestar-se, como o tem feito em grupo de associados na Internet, lascando que essas notícias jornalísticas  não passariam de fofocas. Não me surpreendo: os  recursos de lógica e gramaticais nunca foram forte do relojoeiro, que precisa, de vez, acertar contas com a Sociedade. A começar pelo básico de um aglomerado humano democrático: o cumprimento da palavra dada.

E evitar manifestações bregas, como as dirigidas ao jornalista Pedro Chagas Neto, um dos melhores quadros  da mídia brasileira que, até agora mostrou-se um herói paciente, corrigindo a verborragia e imoderações de Camilo, que tem de acertar os ponteiros com a sociedade se quer, um dia, ser lembrado muito além do relojoeiro que é descontrolado e atrasado, expert em fugir da “hora certa”…

Aroldo Murá G. Haygert, jornalista profissional desde 1960.
17 de junho de 2022

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -