domingo, abril 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioGeralCuritiba registra aumento da carga de coronavírus no esgoto

Curitiba registra aumento da carga de coronavírus no esgoto

spot_img

 A Rede Monitoramento Covid Esgotos registrou aumento do coronavírus nos esgostos da capital do Paraná, em 20 de maio, revelando a elevação da carga viral no esgoto de Curitiba, acompanhando os números de casos de Covid-19 na cidade.

No dia 5 de maio foi publicada uma Nota de Alerta para Curitiba, que tinha registrado um aumento considerável nas cargas virais do novo coronavírus nos esgotos da capital paranaense. Os dados foram obtidos a partir da soma das cargas das cinco ETEs monitoradas, que juntas atendem toda população e uma fração da população da região metropolitana da capital paranaense.

Os valores encontrados nas redes de esgotos analisadas em Curitiba e região metropolitana são duas vezes maiores que a última nota de alerta, na semana epidemiológica 18 (03/05). O número de novos casos de Covid-19 em Curitiba também teve aumento de aproximadamente três vezes na semana epidemiológica 20 (17/05), comparado à semana 18 (03/05).

Em Curitiba, a Rede é coordenada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e conta com o apoio da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR).

Informações mais detalhadas sobre os pontos de monitoramento, incluindo a justificativa para o monitoramento de cada ponto, podem ser obtidas no Boletim de Apresentação da Rede. O histórico de resultados da Rede pode ser consultado nos Boletins de Acompanhamento, disponíveis na página da ANA, por meio do link: https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/acontece-na-ana/monitoramento-covid-esgotos.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -