sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáAlep reprova fala misógina de Homero Marchese contra bancada feminina

Alep reprova fala misógina de Homero Marchese contra bancada feminina

spot_img

Angelo Rigon informa que a Comissão Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná reprova a posição defendida pelo deputado estadual Homero Marchese (Republicanos), que manifestou-se contrário à criação da Bancada Parlamentar Feminina em pronunciamento na sessão de ontem da Comissão de Constituição e Justiça.

Na avaliação do grupo diretivo, a manifestação do referido deputado, durante a fase de discussão do projeto de resolução 5/2022, demonstra profundo desconhecimento e indiferença frente às dificuldades e barreiras impostas às mulheres na sociedade brasileira, e pode ser classificado como retrógrado, machista e misógino.

A proposição assinada pelas cinco deputadas estaduais com cadeira no legislativo estadual altera normas do regimento interno e, além de criar a Bancada Feminina, estabelece que 30% da Mesa Diretora seja ocupada por mulheres.

A Comissão Executiva da Assembleia Legislativa entende que a iniciativa é um importante instrumento para aumentar a representatividade feminina ao quebrar paradigmas do campo político, que é majoritariamente ocupado por homens, e defende a aprovação da proposta das deputadas estaduais Cristina Silvestri (PSDB), Cantora Mara Lima (Republicanos), Mabel Canto (PSDB), Maria Victória (PP) e Luciana Rafagnin (PT).

Marchese afirmou que as mulheres formam a maioria da população e, portanto, não há razão para a criação de um bloco parlamentar que seria representativo das minorias. Ele acrescentou que a reduzida presença feminina no universo político é uma escolha feita pelas mulheres. “Vai estabelecer um benefício para uma minoria que foi escolhida por uma maioria”, disse o deputado.

O deputado Luiz Claudio Romanelli, co-autor da proposta, fez uma manifestação nas redes sociais e lamentou a posição do deputado eleito por Maringá e residindo atualmente em Curitiba. “Com sorriso irônico, ele demonstrou profundo desconhecimento e indiferença frente às dificuldades e barreiras impostas às mulheres na sociedade brasileira. (…) De forma rasa, ele disse em reunião na CCJ da ALEP que “se as mulheres são minorias na Assembleia é porque as mulheres quiseram isso”. A fala contraria tudo que sabemos sobre a problemática da representatividade feminina. Desmerecer a luta de tantas mulheres é lamentável”, escreveu em rede social.

Não é a primeira polêmica que envolve o parlamentar, que chegou a escrever no Facebook que a dor do parto é menor que a da gripe masculina.

Notícias Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. Foi muito infeliz a colocação do deputado estadual Homero Marchese em ir contra a bancada feminina da casa de leis, num momento em que as mulheres do mundo lutam por melhores posições e principalmente na área politica na opinião ele quis os holofotes da Imprensa para poder aparecer um minuto e conseguiu para quem é considerado baixo clero um minuto de fama é muito tempo. Parabéns as Deputadas guerreiras e lutadoras representam bem seus eleitores o povo Paranaense…TAMO JUNTO

  2. Esse deputado abusou da nossa paciência, em dois de outubro ele vai ser mandado para casa, issso que importa.

  3. O que foi dito tem lógica: se as mulheres são a maioria da população e, mesmo assim, há poucas deputadas na Assembleia Legislativa, é porque as mulheres eleitora estão votando, livre e democraticamente, nos homens. Por que o mimimi? Não se pode mais falar a verdade?

  4. Falta tutano para esse deputado discutir. Direito elas tem de reivindicar, mas os penduricalhos poderiam ser discutidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -