O articulista político Aroldo Murá conta que quem assiste a série Billions, transmitida na Netflix, conhece um personagem, cujo apelido é Dolar Bill. Ele é um corretor do mercado de valores, bem inescrupuloso, que faz de tudo para conquistar contas bilionárias, como fundo de aposentados de prefeituras. Bill só quer o ganho próprio e da sua empresa a Axe Corp.
Ironicamente, o Instituto de Previdência do Município de Curitiba (IPMC), acaba de contratar a empresa Dolar Bills Agentes Autônomos de Investimento. E uma das funções é cuidar da carteira do IPMC, cujo último balanço demonstra um patrimônio de R$ 1,626 bilhão.
A nova empresa foi credenciada para se tornar uma das agentes do IPMC, no cuidado da carteira dos mais de 14 mil aposentados. Em seu site, a Dolar Bills Agentes Autônomos informa que é especializada em RPPS – Regime Próprio de Previdência Social. Ademais adota regras rígidas de compliance, como forma de salvaguardar os investimentos de seus clientes.
Por enquanto, não se sabe como a Dolar Bills vai se comportar nesse processo de gestão de fundo. Mas o que se tem certeza é que as coisas não andam bem na condução do dinheiro dos aposentados.
De janeiro de 2021 até o fim de dezembro do ano passado, segundo a última ata do IPMC, o fundo da cidade perdeu R$ 140 milhões. E a curva continua mirando para baixo.
Agora é esperar que o Dolar Bills acerte a mão e ajude os aposentados da Prefeitura a recompor o fundo, com perdas recentes.
Nós merecemos por votar nesse cara sem compromisso com a população