segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica NacionalA difícil costura da federação partidária de esquerda

A difícil costura da federação partidária de esquerda

spot_img

O único partido que não tem o que perder na eleição de 2022 ou em 2024 é o PCdoB, os demais, PT, PV, PSB tem interesses diferentes e precisam abrir mão de projetos, como em São Paulo, onde a sigla de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff querem Fernando Haddad concorrendo ao governo, mas o PSB defende Márcio França e isso pode ser um impeditivo para fechar a federação partidária.

Mas não é só isso, o PT age nos bastidores para engolir os amigos nas eleições municipais, já que os recursos partidários e eleitorais são maiores, tem 27 das 50 cadeiras na Assembleia (o PSB tem direito a 15, o PV e o PCdoB, a quatro) além de sair na frente para poder decidir quem serão os candidatos aos governos estaduais e para as prefeituras, em 2024.

O PT e o PCdoB sempre jogaram juntos, então os petistas teriam 31 votos, só precisam de outros quatro, que podem vir do PV, criando a maioria se for aprovado a necessidade de 2/3 dos votos.

Em 2020, os petistas elegeram apenas 182 prefeitos, o PSB, 255, já o PV e o PCdoB, 46 cada, totalizando 529 prefeituras, o que é pouco para as pretensões de dar um terceiro mandato para Lula.

As principais cidades do Brasil, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador são governados por partidos sem ligações com o Partido dos Trabalhadores.

No Paraná, nenhuma das 10 maiores cidades está nas mãos do PT de Lula.

Notícias Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Para o PT, fazer federação ou não pouco faz diferença. Para o PSB não, é uma questão de vida ou morte já que é um nanico que vai perder cadeiras se não se unir com partidos melhores. Se eles não aceitam ceder, que se lasquem sozinhos, PT continuará sendo o maior partido de esquerda na camara federal kkkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -