sexta-feira, maio 3, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaObra de André Molina fará parte do acervo cultural da Rota do...

Obra de André Molina fará parte do acervo cultural da Rota do Rock de Brasília

spot_img

O músico paranaense Kadu Lambach (Eduardo Paraná) e o jornalista e escritor André Molina fizeram uma tour de divulgação do livro “Música Urbana: o início de uma legião” no Distrito Federal na última semana.
Além de sessões de autógrafos, agenda com a imprensa e shows, eles também visitaram a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, que recebeu a obra e, com entusiasmo, apresentou o projeto da Rota Brasília Capital do Rock, que foi idealizado pelo guitarrista da Plebe Rude, Philippe Seabra, e expõe pontos da cidade de relevância histórica para a consolidação do rock de Brasília e do Brasil.

“Essa obra passa a fazer parte do acervo da Rota Brasília Capital do Rock, que lançamos este ano e que a cada dia ganha mais corpo. Estou muito honrada porque eu vivi essa história. A geração 80 mostrou ao Brasil a vitalidade de uma juventude única como a capital. O guitarrista Kadu Lambach conta uma história embrionária do que o Brasil viu alguns anos depois, são dois anos antes de tudo acontecer nacionalmente. É um documento importante para a consolidação do nosso futuro Museu do Rock”, afirmou a Secretária de Turismo do DF ao Jornal de Brasília, em publicação do dia 11 de novembro.

Em “Música Urbana: o início de uma legião” foram revelados documentos deixados por Renato Russo e que estavam guardados há 40 anos por Kadu Lambach, inclusive uma composição inédita.

“Todo mundo conhece a história a partir do final do livro. Mas como isso começou eu estou contando pela primeira vez”, revela Kadu Lambach, que ficou conhecido no rock de Brasília como Eduardo Paraná, apelido que Renato deu a ele, como referência à sua terra natal, Curitiba, para onde o músico retornou há 14 anos.
No último dia 11 de outubro, Kadu Lambach e André Molina conheceram de perto a Rota Brasília Capital do Rock, acompanhados por uma equipe da Secretaria de Turismo do DF. A história do músico está presente em algumas placas já inauguradas, como da UnB, Colina, Cafofo e Ciclovia do Lago Norte.

“Para mim, que estou aqui pela primeira vez, está sendo uma experiência incrível. Foram mais de 13 meses de entrevistas e produção para o livro sobre o ex-legionário ficar pronto. Os relatos são contados de forma detalhada e retratam a fundação da mitológica banda e o período anterior a gravação do primeiro álbum da Legião Urbana. É gratificante saber que a nossa obra vai fazer parte do acervo cultural da Rota Brasília Capital do Rock. Visitantes e admiradores do rock brasileiro de todo o país poderão conhecer, de maneira oficial, a importante história de um músico paranaense na origem da Legião Urbana, do Renato Russo”, diz André Molina.

“Paraná”

Conhecido até hoje como “Paraná”, o músico Kadu Lambach participou da fundação da Legião Urbana ao lado do cantor Renato Russo e do baterista Marcelo Bonfá. Após dois anos no grupo, Lambach decidiu sair para investir na música instrumental, erudita e estudar na UNB.

No período em que esteve na banda participou de vários ensaios, shows, inclusive a primeira apresentação histórica em Patos de Minas (MG), em que os integrantes da banda foram presos após polêmico show, no fim do período da ditadura militar.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -