domingo, abril 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaMuseu Paranaense retoma visitas mediadas para grupos escolares

Museu Paranaense retoma visitas mediadas para grupos escolares

spot_img

A partir do dia 16 (terça-feira), o Departamento Educativo do Museu Paranaense (Mupa) vai retomar o atendimento a grupos de alunos de escolas públicas ou privadas através de agendamento prévio. As visitas serão sempre às terças, quintas e sextas-feiras, nos períodos da manhã (10h) e tarde (14h).

Só em 2019, foram recebidas 11.959 crianças, adolescentes, adultos e idosos em visitas mediadas das exposições em cartaz. As atividades são desenvolvidas em articulação com as diversas áreas de pesquisa que compõem a instituição (Antropologia, Arqueologia e História), propondo estabelecer relações dialógicas com os visitantes e considerando as múltiplas formas de aprender e compartilhar conhecimento coletivamente.

As ações educativas são geradas a partir das exposições em cartaz, sejam elas do acervo da instituição ou mostras itinerantes. O Departamento Educativo atua como unidade mediadora entre o museu e o público de perfis diversos, espontâneos e agendados. A partir do mês de março de 2022, os grupos escolares interessados nas visitas mediadas contarão com um leque maior de opções e poderão ter acesso à visitas específicas nas mostras ligadas à arqueologia, povos indígenas e acervo histórico.

PÚBLICO ESPONTÂNEO – Além da retomada das visitas mediadas para grupos escolares, o Departamento Educativo criou um jogo voltado para o público espontâneo de adultos com crianças a partir de 6 anos. Disposto na sala de visitação da mostra Ephemera/Perpétua, o material é impresso e permite que as famílias explorem a exposição de maneira divertida, por meio de enigmas que devem ser desvendados ao longo da visita. As charadas presentes no mapa referem-se aos objetos expostos na mostra. No verso do impresso, os jogadores podem conferir as respostas e aprender mais algumas curiosidades sobre as peças. (AEN)

Serviço:

Mupa – duas opções de visitas mediadas

Exposição Ephemera/Perpétua:

Visita mediada + Oficina
Número de estudantes: até 20 (acompanhados por dois adultos responsáveis)
Duração: 1h30

Conjunto de exposições do circuito de longa duração:

Visita mediada: Arqueologia do Paraná; Cidades coloniais; Povos indígenas; Curitiba; símbolos em questão; Eu memória, eu floresta: história oculta
Número de alunos: até 30 (acompanhados por três adultos responsáveis)
Duração: 1h30

Agendamento:

Contato de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30
(41) 3304-3305 / (41) 3304-3309 ou pelo e-mail: educativo_museupr@secc.pr.gov.br
Mais informações sobre cada mostra podem ser consultadas no próprio site do museu, neste link.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -