O jornalista político Aroldo Murá analisa que não há vácuo no poder. Isto vale para tudo na vida, seja no trabalho, na política ou, até, na máfia. E esta é nova realidade que vem sendo observada na Prefeitura de Curitiba. Anote-se: desde que o superpoderoso (e eficiente) Giovani Gionédis passou a precisar de cuidados médicos frequentes e reduzir sua ingerência no Palácio 29 de Março, a estrela do assessor especial do prefeito, o “primus” Lucas Navarro de Souza tem brilhado e ganhado mais importância e força junto a Rafael Valdomiro Greca de Macedo.
Dizem que sua influência nos negócios da prefeitura superou “e muito, o poder até o da Aranha Marrom, 78”. – Isso já era esperado. Afinal, o “protegé” do prefeito passou por todas as difíceis provas (?) que Greca lhe impôs…, observa um vereador combativo. De oposição, claro. Mas profundo conhecedor das armadilhas da Prefeitura e, muito também, da alma humana. “Na verdade, o vereador conhece o Greca desde em que ele debutou na vida pública”, assegura dona Matilde da Luz, que anda procurando entender a que provas Lucas foi submetido por Greca…Nem o vereador quis detalhar quais foram as tantas provas (?) pelas quais passou o bravo rapaz. Isso só aumenta a curiosidade em torno da biografia do jovem protegido e hoje peça-chave na gestão Greca.
Esse novo brilho da estrela Lucas Navarro de Souza despertou uma pulga na orelha de Dona Matilde da Luz, pois ela teme transições. Em sua sabedoria, a idosa funcionária lembra que “até o sindicato do crime dos EUA sobreviveu, graças a Meyer Lansky, que odiava vácuos no poder” E mais recorda : “ O mentor intelectual do sindicato sempre entrava em ação quando via o poder enfraquecido, e assim ajudava na transição de novo capo de tutti capi”. Lansky queria evitar guerras que prejudicassem os interesses econômicos da “confraria”. Sem haver um similar a Lansky e, por enquanto, em um clima afável, a vaga do poder na Prefeitura de Curitiba é preenchida na antessala de Rafael Greca.
Sentado na mesa que antes era ocupada por Mônica Santanna, Lucas Navarro tem recebido os mais diversos lobistas. Isso significa que, sem preâmbulos, Greca atribui a Lucas todas as grandes negociações que interessam de perto ao alcaide. Tem poderes – garantem fontes – que nem Giovani teve. E também mantém-se com relativa discrição. Dizem que até antigas amizades de Lucas, com colegas de sua geração, mas petistas de carteirinha, foram sendo “jeitosamente” eliminadas do dia a dia do “protegé”.
DIÁLOGO POR ÁREAS
Lucas foi recentemente observado em diálogo com grupos de empresas de limpeza. Coincidentemente, contratos substantivos estão sendo fechados entre essas empresas e a Prefeitura. Aos que batem em sua porta, Lucas busca encaixar em agendas especiais com o prefeito. Na lista de atendidos estão vereadores da base, donos de construtoras, sócios de shoppings e empreendimentos comerciais. Por sinal, há muito não se viam tantos alvarás de construção de empreendimentos comerciais e residenciais em zonas residências mais restritivas, como aquelas próximas do shopping Pátio Batel.
Formado há seis anos, o jovem orgulha-se de suposta experiência sua experiência como advogado, o que impediria, diz, de ser enganado. No entanto essa segurança é vista com desconfiança por um velho vereador da base, que prefere o silêncio. “O Lucas pode ter muita experiências, até algumas exóticas para um bacharel, mas a verdade é que seu perfil maior indica-o como agraciado pelas bondades de Greca”, assegura um antigo servidor da Câmara de Curitiba, à beira da aposentadoria, o que lhe confere uma certa credibilidade para críticas.
MUDANÇA DE HÁBITOS
“Giovani Gionédis que é um macaco velho – com anos de experiência na política, na advocacia e com respeito na sociedade – sempre foi cauteloso. O que se vê de Lucas é um ânimo temeroso de jovem, que acredita ser melhor que os mais velhos. E é aí que mora o perigo”, diz o vereador. O vereador ainda lembra que há três anos, o máximo que Lucas administrava eram os ingressos de eventos, shows e espetáculos que ficavam em seu poder. Ademais indicava amigos para cargos menores na Prefeitura. Aqueles cargos quase inexpressivos, mas que foram a “escola” do jovem preferido do alcaide. Essa movimentação tem sido notada pela base de vereadores de Greca, que observa os detalhes.
No corredor da Câmara Municipal, já se fala numa melhoria de vestimenta de Lucas, do refinamento por restaurantes e também da troca de veículo. “Em situações similares, são nos detalhes do enriquecimento rápido, de difícil comprovação, que moram o diabo e os olhos do Tribunal de Contas do Paraná e os do Ministério Público do Paraná”, alerta outro experiente vereador.
Greca mostrou CUritiba inteira para o jovem Lucas, para que o menino aprendesse a resolver os problemas da cidade. Deixem de ser invejosos!!
Forte de estômago e de tama isso sim.
Que homão.
Quem estaria apto para fazer o que este jovem faz, se cumpre suas tarefas com eficiência seja feliz.
“refinamento por restaurantes”?
Ah, garotão, tá comendo bem, hein?
Quem pagou uma VOLVO de R$350.000,00 para o assessor do Greca Sr. Lucas Navarro? Algum vereador poderia pedir uma CPI. Pois com salário de assessor especial do Prefeito é que não foi. Só para deixar claro a origem do recurso
El namorado di Valdomiro
El namorado di Rafael GRECA
Esse é um mala, se acha o cara mais importante da prefeitura junto que o Jamur, todos da panela da máfia! O povo curitibano é sego, não enxergam a panela que temos dentro da prefeitura e chefes de regionais!