segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáParaná tem 16 pré-candidatos ao Senado em 2022

Paraná tem 16 pré-candidatos ao Senado em 2022

spot_img

O senador Álvaro Dias (Pode) está se movimentando nos bastidores para diminuir o número de candidatos ao Senado Federal, mas não está conseguindo, ele perdeu o bonde do tempo dos partidos políticos paranaenses que se renovaram nos últimos anos devido a nova legislatura eleitoral e buscam outras saídas para permanecerem no jogo por recursos do fundo partidário e eleitoral, e vem encontrando resistência até mesmo do eleitorado pela longa permanência em Brasília e por se preocupar com temas nacionais ao invés dos problemas do Paraná.

Hoje, além de Dias, outros 13 nomes estão articulando para a eleição majoritária de dois de outubro de 2022, o principal concorrente de Dias é o secretário da Casa Civil de Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), Guto Silva, com apoio maciço de lideranças paranaenses, deputados estaduais, prefeitos e vices, vem percorrendo o Paraná e criou um clima que pode ser candidato por qualquer partido, pois convites não faltam, PSDB, Solidariedade, Republicanos, PL e PP, PTB e Patriotas estão tentando tira-lo do PSD para que ele saia ao Senado.

Outro com articulação para ser candidato é o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (UB), com a cassação do deputado estadual Fernando Francischini (UB) na semana passada, Greca vem agindo nos bastidores para ficar com a presidência do União Brasil no Paraná, se conseguir, tem chance, mas se fizer uma aliança com o deputado federal Felipe Francischini ele dará um passo importante para conquistar a indicação.

Oswaldo Eustáquio está de saída do PTB, mas recebeu convites de várias legendas, entre elas, do PRTB, do presidente Hamilton Mourão e continua articulando para conquistar a vaga, usando as redes sociais.

 O MDB hoje tem três concorrentes, com o mesmo poder de conquistar a vaga: o ex-candidato à Prefeitura de Curitiba no ano passado, João Arruda; o ex-governador Orlando Pessuti, que vai disputar a cadeira no Senado para não entrar em conflito com alguns deputados estaduais e federais e também o empresário do setor de vinhos e ex-secretário de Desenovlivmento Urbano no governo Roberto Requião, Renato Adur.

Alex Canziani, Ulisses Maia e Leonaldo Paranhos são da mesma sigla de Silva e querem a posição, mas estão em desvantagem, por não terem apoios do mainstream político paranaense, Maia até ensaiou estar ao lado do chefe da Casa Cívil, o que mostra a força de um dos principais nomes do PSD depois de Ratinho Junior.

Com a esperada saída de Eustáquio do PTB, Wilson Picler, hoje no Patriotas, é um nome muito comentado para a disputa para 2022, em 2018, por estar no comando da Uninter não conseguir viabilizar a candidatura.

Luiz Cláudio Romanelli vem sendo constantemente lançado ao Senado por lideranças do PSB, mas tem uma eleição garantida para a Assembleia Legislativa do Paraná e deve avaliar as chances para não se arriscar a ficar sem mandato.

No Partido dos Trabalhadores, o médico Dr. Rosinha é apontado como nome certo para disputar o Senado, caso Luiz Inácio Lula da Silva se viabilize, pode ser uma opção para a esquerda pelo histórico de luta e posicionamentos políticos.

Outros nomes considerados por partidos de esquerda são os de Diego Xavier, pelo PSOL, Elói Casagrande, da Rede, e do presidente estadual do PCdoB, Elton Barz, também cotado para disputar o governo do Paraná.

Eloy Casagrande (Foto: reprodução)

O último concorrente é Zé Boni, do novato Agir, que vem trabalhando há pelo menos duas eleições em Curitiba e na região metropolitana para emplacar simpatizantes que o ajudem a se consolidar em todo Estado, pode ser a surpresa da corrida eleitoral de 2022.

Notícias Relacionadas

15 COMENTÁRIOS

    • Precisando renovar e, que após eleitos, esse senadores esquecem o Paraná. Um nome que poderia disputar o senado é Darci Piana…

  1. Orlando Pessuti no MDB é uma ótima opção. Mas será que ele vai ser mesmo candidato? Nas últimas eleições ele correu da raia, após falar que iria disputar cargos eletivos. Eu acho que é fita.

  2. Vou votar em um nome que prometa peitar o STF é colocar aqueles advogados que se acham deuses, no seus devidos lugares.

  3. Não vi o nome da deputada federal Aline Sleutjes, ela se diz firme como pré candidata ao senado, e acho que é a hora de termos uma senadora com vontade de trabalhar.

  4. Liberdades fundamentais e individuais não são antagônicas, se não gostam de ver pessoas catando lixo e dormindo na rua, votem em quem propõe amparo para todos, não em quem quer lucrar às custas do Estado. Isso, ainda, reduz a violência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -