domingo, abril 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioEconomiaVisando parcerias econômicas, Prefeitura de Maringá se aproxima da Colômbia

Visando parcerias econômicas, Prefeitura de Maringá se aproxima da Colômbia

spot_img

O secretário municipal de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação de Maringá, Marcos Cordiolli, representando o prefeito Ulisses Maia, participou da recepção ao presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

O convite foi do embaixador da Colômbia no Brasil, Darío Montoya Mejía, com quem a prefeitura estabeleceu conversações desde junho deste ano, visando a colaboração econômica com dois distritos do país caribenho.

A prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, está em conversação via Embaixada da Colômbia para estabelecer com os distritos de Córdoba e Sucre, na Colômbia, acordos econômicos governamentais subnacionais. 

Estas duas regiões colombianas possuem muita complementaridade na área de agronegócios e tecnologia digital com Maringá e região. Na área do agronegócio, diversas convergências entre empresas brasileiras e colombianas podem ser desenvolvidas. 

“Vale lembrar que mercadorias produzidas na Colômbia, em parceria com empresas de Maringá, poderão ter acesso ao corredor de livre comércio que o país-irmão possui, como os Estados Unidos”, diz Cordiolli.

Na área de tecnologia digital, o presidente Duque disse estar estimulando o desenvolvimento deste segmento econômico. “As empresas de Maringá podem constituir excelentes parcerias, comercializando produtos, abrindo negócios na Colômbia ou ainda realizando transferências de tecnologia.”

O secretário lembra que a Colômbia é um país com economia forte e moderna, com 50 milhões de consumidores, e que, após a pacificação da guerra civil, experimenta uma grande onda de crescimento.
As relações governamentais subnacionais – realizadas entre governos municipais ou estaduais de países diferentes – representam novas modalidades de desenvolvimento econômico, neste tempo de economia globalizada. “Maringá está sendo pioneira em alguns destes modelos”, reforça Cordiolli.

“A aceleração econômica de Maringá passa pela internacionalização de nossas empresas e por articulações com territórios econômicos relevantes de outros países”, afirma o prefeito de Maringá, Ulisses Maia.

As articulações com governos subnacionais é uma das linhas de aceleração econômica da secretaria municipal, considera. “Já participamos de um grupo de cidades de dez diferentes países. Realizamos outros contatos na missão a Expo 2020 Dubai. As conversações com a Colômbia estão bem adiantadas e deveremos começar a ter resultados já em meados do próximo ano”, revela Cordiolli.

O secretário revela ainda que a “acolhida para a cooperação subnacional, por parte de assessores do governo e de empresários colombianos, foram as mais estimuladoras possíveis, durante a recepção ao presidente Duque. Também mantivemos contatos com o Secretário de Comércio Internacional, do Ministério da Economia, e com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil para obtermos os suportes que precisamos nesta importante ação”.

AEROPORTO DE MARINGÁ – Uma segunda pauta foi a oferta para que o Aeroporto de Maringá seja a porta de entrada para os produtos de alimentação funcional colombiana. Os altiplanos colombianos têm se destacado pela produção de alimentação funcional, uma nova modalidade de produtos com grande importância para a saúde humana e também associada à longevidade. 

Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Eles podem, por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras. 

O Altiplano andino é uma grande base de produção de alimentos funcionais exportados, como sementes e/ou farinhas (como, a chia, a maca e quinoa), no entanto, existem diversos produtos comercializados e consumidos in natura. Para isto, precisam de um sistema aeroportuário eficiente para distribuição dessas mercadorias.

“O Aeroporto de Maringá poderá ser a porta de entrada para esta produção colombiana, pois, por serem perecíveis, precisam de um sistema rápido de distribuição, a conexão do nosso aeroporto com o sistema logístico de Maringá pode garantir a distribuição em todo o Centro Sul do Brasil”, afirma o secretário Cordiolli.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -