domingo, abril 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáAlep começa a analisar proposta de regime de previdência complementar

Alep começa a analisar proposta de regime de previdência complementar

spot_img

Os deputados membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovaram nesta terça-feira (28) a proposta do Poder Executivo que institui o Regime de Previdência Complementar para os Servidores do Estado. O projeto de lei 471/2021 determina que o Regime de Previdência Complementar será facultativo para os servidores que se encontram em efetivo exercício e obrigatório para os que ingressarem no serviço público após a sua vigência.

Segundo a proposição, poderão aderir ao Regime de Previdência Complementar, de forma voluntária, servidores temporários, comissionados, militares, servidores de outros entes federados, empregados de sociedades de economias mistas e de empresas públicas, desde que sem contribuição do patrocinador.

O texto diz que farão jus à contribuição do Estado, a título de contrapartida, os que receberem vencimentos acima do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social, que atualmente é de cerca de R$ 6,5 mil. A contrapartida será no máximo paritária à do participante, não podendo exceder ao percentual de 8,5% sobre esse excedente remuneratório. Segundo a matéria, isso não se aplica aos benefícios de aposentadoria e pensão devidos pelo Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais.

O texto reforça que o Executivo poderá ser patrocinador de plano de benefícios estruturado na modalidade de contribuição definida, cujos benefícios programados tenham seu valor permanentemente ajustado à reserva constituída em favor do participante. 

A proposta segue agora para análise das demais Comissões permanentes da Assembleia Legislativa.

Calamidade – Os parlamentares aprovaram também o parecer favorável ao projeto de decreto legislativo 25/2021, de autoria da Comissão Executiva, que reconhece, exclusivamente para os fins do que dispõe o art. 65 da Lei complementar federal nº 101/2000, a ocorrência de estado de calamidade pública em 12 municípios do Estado. A proposta recebeu voto contrário do deputado Homero Marchese (PROS).

Serviço 181 – Avançou ainda, na forma de subemenda, duas emendas de plenário ao projeto de lei 600/2020, da deputada Cristina Silvestri (CDN), que torna obrigatória a divulgação do serviço disque denúncia – 181. O objetivo é que a divulgação por cartazes com as informações do serviço seja feita em bares, restaurantes e casas de show; hotéis, pousadas e pensões; clubes e associações; postos de combustíveis, rodoviárias e até em veículos de transporte público, como ônibus, táxis e carros de aplicativos. A parlamentar argumenta na justificativa da matéria que “a intervenção da comunidade, por meio de denúncias aos órgãos competentes, é uma das formas mais eficientes para reduzir a criminalidade, e para isso a população deve conhecer os canais de denúncia. Pois, principalmente crianças e idosos não possuem conhecimento deste serviço”.

Parlamentares – O projeto de lei 314/2019, do deputado Ricardo Arruda (PSL), que obriga bares, restaurantes, casas noturnas e estabelecimentos congêneres a adotar medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco e/ou vulnerabilidade foi aprovado. O PL 322/2019, do deputado Anibelli Neto (MDB), foi anexado à proposta.

Após um pedido de vista do deputado Homero Machese, a discussão do projeto de lei 319/2021, foi adiada. De autoria dos deputados Cristina Silvestri, Plauto Miró (DEM), Do Carmo (PSL), Douglas Fabrício (CDN) e Tercílio Turini (CDN), a proposta dispõe sobre a obrigatoriedade de assinatura de termo de ciência e responsabilidade que coloca a pessoa no fim da fila da vacinação contra a Covid-19 caso ela recuse a vacina disponível na unidade de saúde onde possuí cadastro, no momento adequado de chamamento.

Também avançou o projeto de lei 366/2020, do deputado Paulo Litro (PSDB), que obriga as operadoras de planos de saúde que atuam no Paraná a notificar os usuários, prévia e individualmente, sobre o descredenciamento de hospitais, clínicas, laboratórios, médicos e assemelhados, bem como os novos credenciados. A comunicação a que se refere o projeto deve ocorrer por meio eletrônico ou impresso, no prazo máximo de 30 dias, não se excluindo a indicação expressa no Guia Médico, anualmente.

O projeto de lei 294/2021, do deputado Ademar Traiano (PSDB), que institui o Dia do Sociólogo, a ser comemorado anualmente em 10 de dezembro, foi aprovado pelos parlamentares. Com voto contrário do deputado Tadeu Veneri (PT), o projeto de lei 373/2020, do deputado Do Carmo (PSL), também foi aprovado. O projeto institui o Programa Banco de Alimentos no Estado do Paraná.

De autoria do deputado Alexandre Curi (PSB), avançou o projeto de lei 247/2021, que denomina de Ivo Possatto o viaduto localizado em trecho PR-092 no município de Arapoti. O mesmo se deu com o projeto de lei 324/2021, do deputado Paulo Litro, que denomina de rodovia Nelson Farhat a PR-180, que liga o município de Cafelândia ao município de Cascavel. O projeto de lei 271/2021, do deputado Evandro Araújo (PSC), que concede ao município de Jaboti o título de Capital do Morango do Paraná também avançou na CCJ.

Foi aprovado o projeto de lei 207/2021, do deputado Michele Caputo (PSDB), que institui o Dia Estadual do Motorista de Aplicativo, a ser celebrado anualmente no dia 26 de março. Com voto contrário dos deputados Tadeu Veneri e Homero Marchese, o projeto de lei 170/2021, de autoria do deputado Coronel Lee, também avançou na Comissão. A matéria dispõe sobre o Programa Vizinho Solidário. O projeto de lei 309/2021, do deputado Alexandre Amaro (Repubicanos), que institui o Dia Estadual do Optometrista, a ser comemorado anualmente no dia 23 de março, foi aprovado. O mesmo se deu com o projeto de lei 263/2021, do deputado Anibelli Neto, que institui a Semana Estadual de Promoção à Saúde Mental nas Escolas.

Foram aprovados, por fim, dois projetos de lei do deputado Tião Medeiros (PTB). O projeto 440/2021 denomina de José Wendolino Schuroff trevo localizado na PR-218, entre o município de Paranavaí e o Distrito de Graciosa; já o projeto de lei 404/2021 denomina Djalma Chiappin Filho, Mauro Conchesso de Vitro e João Aparecido dos Santos os viadutos localizados na BR-376 em acessos ao município de Paranavaí. O projeto de lei 434/2021, do deputado Emerson Bacil (PSL), que concede o Título de Utilidade Pública à Associação Comunitária de Moradores do bairro Taboão de Agudos do Sul, foi aprovado.

Executivo – Tramitando em regime de urgência, os deputados aprovaram também o projeto de lei 493/2021, do Poder Executivo, que aprova crédito especial, alterando o vigente orçamento geral do estado, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas para a criação da operação especial de gestão dívida da Cohapar e Banco do Brasil no valor de R$ 300 mil.

Também de autoria do Poder Executivo, foram aprovados os projetos de lei 489/2021 que autoriza a efetuar a doação de imóvel ao município de Sengés; e 490/2021, que autoriza a doação de imóvel ao município de Honório Serpa. Além disso, as três emendas de plenário ao projeto de lei 383/2021, de autoria do Executivo, foram aprovadas. O projeto altera dispositivo da lei nº 12.945/2000, que instituiu o Fundo Estadual do Meio Ambiente. As emendas foram votadas novamente para retificação do parecer exarado em 14 de setembro deste ano.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -