Promovido pelo Curso de Cinema e Audiovisual da FAP/Unespar, começa nesta quinta-feira, 16/09, o 9º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva. O Seminário está consolidado como um dos eventos acadêmicos mais importantes da área audiovisual no país e neste ano vai acontecer na modalidade online, encerrando-se no dia 22/09.
Entre as várias atividades desenvolvidas estão mesas-redondas, simpósios temáticos, conferências, mostras de filmes e masterclass. Um dos destaques desta edição é uma mostra de cinema indígena brasileiro, que acontece em parceria com o Cine Passeio, na modalidade virtual. Os realizadores, premiados em festivais no Brasil e no exterior, participam de uma mesa-redonda sobre o tema e o processo criativo dessa nova vertente cinematográfica será abordado em uma masterclass online.
Coordenador do curso e também do Seminário, o cineasta Fernando Severo destaca que “uma das características do Cinema em Perspectiva é a multiplicidade e a riqueza das abordagens, o formato online possibilitou a participação de pesquisadores de vários estados e de palestrantes da Argentina e México”. A conferência de abertura será ministrada pelo produtor Antonio Gonçalves Junior, ex-aluno do curso, que acaba de ser premiado no Festival de Veneza com o longa-metragem “Deserto Particular”.
Confira a programação completa, com links para acesso gratuito: www.cinemaemperspectiva.com
O Paraná precisa de um cinema de resultados, não de teoria