A Sociedade Rural de Londrina informa que o Chefe da Casa Civil do Paraná se encontrou na Sociedade Rural do Paraná (SRP), no Parque de Exposições Ney Braga, com lideranças do setor produtivo da principal cidade do interior, para discutir projetos estruturantes em prol do desenvolvimento de Londrina e região.
Todos questionaram a retirada de pauta da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) do projeto de lei (PL) nº 289/2021, que amplia a isenção de ICMS para empresas de tecnologia instaladas em Londrina, Cornélio Procópio, Campo Mourão e Guarapuava.
Guto Silva contrapôs que o projeto foi retirado para um melhor estudo orçamentário, além de ter sido alvo do questionamento de lideranças de várias cidades não contempladas.
Outra solicitação das lideranças ao secretário foi sobre a concessão do aeroporto de Londrina Governador José Richa (leilão promovido em abril pela ANAC, cuja administração está a cargo do Grupo CCR). Segundo os presentes, a concessão surpreendeu a todos e há uma preocupação geral, já que as melhorias de infraestrutura do aeroporto faziam parte de um projeto claro de desenvolvimento regional. As lideranças gostariam que o Governo intercedesse para que as propostas e projetos fossem formalizados em documento pela concessionária, já que houve um grande esforço da sociedade civil londrinense e do próprio Estado para cumprir determinações da ANAC e Infraero.
As lideranças também cobraram do Secretário da Casa Civil a falta de representatividade política de Londrina no governo. O presidente da SRP, Antonio Sampaio, fez o convite ao Chefe da Casa Cilvil para que, em abril de 2022, durante a 60ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, o governador Carlos Massa Ratinho Junior transfira o gabinete do governo estadual por um ou dois dias para Londrina, despachando do Parque Ney Braga. Sampaio comentou que o mesmo convite foi feito ao prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, que aceitou. Guto Silva disse que levará o convite ao governador.