O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, de 83 anos, está hospitalizado em Curitiba, em estado grave, após vencer a covid-19, tomar as duas doses da vacina e vencer outras enfermidades.
Lerner foi três vezes prefeito de Curitiba, 1971 a 1975, 1979 a 1984 e 1989 a 1992, depois governador do Paraná entre 1995 a 2002 e está afastado da política paranaense desde de 2003 quando deixou o cargo.
Fluente em francês, um dos principais feitos dele foi trazer a fábrica da Renault para São José dos Pinhais, o que ajudou a acelerar o processo de industrialização do Paraná.
Jaime Lerner vinha fazendo hemodiálise em casa, teve um quadro de infecção e se internou para se tratar, está estável, mas fragilizado.
Protagonista de praticamente tudo de bom que Curitiba tem em qualidade de vida. Um verdadeiro urbanista que deixou Curitiba para seus próximos 100 anos depois dele deixar a prefeitura.
Já como governador deixou muito a desejar e ainda deixou os paranaenses com um pesado ônus de 30 anos com os pedágios.
Jaime lerner nos disse na sede da ACP, quando acusado de trair os interêsses dos paranaenses quando da assinatura dos contratos de concessão de pedágio em nossas principais rodovias com a CCR e a CR Almeida( ecovias) e outras, sem cláusulas de salvaguarda em caso de descumprimento dos termos dos contratos, o que aconteceu e eles confesssram a sucessão de fraudes e a cooptação de autoridades … frase do Lerner: ” fui traído pelos meus acessores!”