segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáGoverno incentiva municípios a formalizarem adesão aos ODS

Governo incentiva municípios a formalizarem adesão aos ODS

spot_img

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes) fazem uma ação junto aos municípios para incentivar os prefeitos a aderirem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU.

A ideia é obter dos prefeitos a assinatura do termo de adesão aos ODS e, dos municípios que já aderiram em gestões anteriores, a confirmação pelas administrações atuais. Em ofício é solicitada, ainda, a nomeação de um representante municipal para atuar na internalização e disseminação de informações.

“A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e suas vinculadas orientam seus trabalhos de acordo com os ODS e as populações das cidades têm muito a ganhar com esse alinhamento, também pelos 399 municípios do Estado”, diz o secretário da Pasta, João Carlos Ortega. São vinculadas à Secretaria a Cohapar, o Paranacidade, a Paraná Edificações e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

COMPARTILHAR – Após as indicações dos representantes são realizadas ações para sensibilizar, compartilhar e conhecer quais ações municipais, em andamento, estão vinculadas aos ODS. As atividades também vão verificar as inclusões nos Planos Plurianuais, identificar quais medidas já estão dirigidas a tornar as cidades sustentáveis e inclusivas, conhecer os principais indicadores sociais e possibilitar a inclusão de experiências no Banco de Boas Práticas vinculados aos ODS.

Os dados devem ser enviados para godsnau@paranacidade.org.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (41) 3350 3360.

PARTICIPAÇÃO –No Paraná, a responsabilidade pela implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cedes), em conjunto com o Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano. Até dezembro de 2020 o Paraná contava com a participação de 359 municípios. A iniciativa atual acontece em decorrência de mudanças de gestão municipal, após as eleições do ano passado. (AEN)

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -