domingo, abril 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáCCJ acata emendas de plenário ao projeto que cria Plano Estadual de...

CCJ acata emendas de plenário ao projeto que cria Plano Estadual de Resíduos Sólidos

spot_img

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná acatou nesta terça-feira (25) uma série de emendas de plenário ao projeto de lei 55/2021, de autoria do Poder Executivo, que cria o Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado do Paraná (PERS-PR). Os parlamentares membros da Comissão aprovaram 13 emendas do deputado Evandro Araújo (PSC), que relatou o projeto na Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, e uma emenda do deputado Homero Marchese (PROS). O projeto foi aprovado em primeiro turno de votação na sessão plenária desta segunda-feira (24) e retornará à pauta para discussão de mérito.

O plano deve conter diretrizes, estratégias, programas, ações e projetos para o cumprimento das metas estabelecidas. A matéria prevê a participação popular no Plano, desde a elaboração até a fiscalização das ações. De acordo com a justificativa do projeto, o Plano Estadual de Resíduos Sólidos quer “apresentar e orientar soluções regionais integradas para o equacionamento das grandes questões relativas à produção, tratamento e destinação dos resíduos sólidos no território paranaense”. O Governo afirma que formalizar a base legal do PERS é importante para promover a gestão adequada e planejada dos resíduos.

Os deputados aprovaram também na reunião da CCJ parecer ao projeto de lei complementar 3/2021, de autoria da Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MP-PR), que altera a redação dos §§ 4º E 5°, do artigo 28 da Lei Complementar N° 85/99 – Lei Orgânica e Estatuto do Ministério Público do Estado do Paraná, que tratam de eleição de procuradores de Justiça para mandato de um ano no Conselho Superior do Ministério Público. A admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 2/2021, de autoria do Poder Executivo, que altera o art. 146 da Constituição Estadual do Paraná para afastar a necessidade de Lei Complementar para a regulamentação da prestação indireta de serviços Públicos, bem como prever a possibilidade de sua prestação mediante a outorga de autorização, também foi aprovada.

Calamidade – Foi aprovado ainda, com um voto em separado do deputado Homero Marchese (PROS), o projeto de Decreto Legislativo 15/2021, de autoria de Comissão Executiva, que reconhece, exclusivamente para os fins do que dispõe o art. 65 da Lei Complementar Federal 101/2000, a ocorrência de calamidade pública em municípios do Estado. O parlamentar fez um pedido de vista ao projeto de decreto legislativo 16/2021, também de autoria da Comissão Executiva, que também trata do reconhecimento da ocorrência de estado de calamidade pública em municípios do Paraná. 

Demais projetos – A emenda substitutiva geral de plenário ao projeto de lei 780/2019, do deputado Goura (PDT), que insere no calendário oficial do Estado a Semana da Alimentação Consciente, de 28 de setembro à 1º de outubro também foi aprovada, assim como a emenda substitutiva geral de plenário ao projeto de lei 620/2020, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que denomina de Deputado Sebastião Vitral dos Santos Furtado o trecho da Rodovia PR-439, entre o município de Ribeirão do Pinhal e o distrito de Platina.

Avançou ainda o parecer favorável com substitutivo geral proferido pelo deputado Paulo Litro (PSDB) ao projeto de lei 322/2020, de autoria dos deputados Delegado Francischini (PSL) e Goura (PDT), que estabelece a regulamentação dos procedimentos e medidas de proteção nos serviços de entregas em domicílio (delivery) no Estado do Paraná. Foi aprovado também, na forma de substitutivo geral, o projeto de lei 843/2019, de autoria do deputado Requião Filho (MDB), que dispõe sobre o Programa Estadual de Animais de Estimação Perdidos ou Aptos para Adoção, voltado à divulgação na internet de fotografias e informações sobre animais perdidos ou em condição de abandono.

Já o projeto de lei 62/2020, do deputado Paulo Litro (PSDB), que dispõe sobre a política estadual de valorização da vida nas instituições de ensino do Estado do Paraná, foi aprovado. Os parlamentares também aprovaram os projetos de lei 225/2021, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o governo a efetuar a doação de imóvel ao município de Faxinal; e 231/2021, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a doação de imóvel ao município de Rio Negro.

Recebeu parecer favorável na forma de substitutivo geral o projeto de lei 601/2020, do deputado Soldado Fruet (PROS), que insere no roteiro oficial de turismo religioso do Estado o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, situado em Itaipulândia, inserindo no calendário oficial de eventos do Paraná a peregrinação de fiéis ao santuário, que ocorre, anualmente, na semana de 12 de outubro.

Foram aprovados ainda os projetos de lei 482/2020, ambos do deputado Professor Lemos (PT), que concede o título de Capital Paranaense do Arroz Irrigado ao município de Querência Do Norte; e projeto de lei 171/2021, que altera a lei 19.469/2018, que concede o título de utilidade pública à associação beneficente Maria de Lourdes Farias Santos, com sede no município de Colombo.

O projeto de lei 851/2019, do deputado Cobra Repórter (PSD), que proíbe a utilização de fogos de estampidos e de artifícios com intensidade superior a 85 decibéis, instituindo a semana de prevenção de acidentes e de conscientização contra o uso imoderado de fogos de estampidos ruidosos, em defesa do meio ambiente e dos animais de estimação, recebeu um pedido de vista do deputado Homero Marchese (PROS). O projeto de lei 713/2019, do deputado Professor Lemos (PT), que dispõe sobre as penalidades administrativas a serem aplicadas pela prática de atos de discriminação por motivo religioso, recebeu um pedido de vista do deputado Tadeu Veneri (PT).

Foram considerados inconstitucionais e rejeitados pelos parlamentares os projetos de lei 649/2019, de autoria do deputado Michele Caputo (PSDB), que altera o artigo 81 da Lei 13.331/2001 que dispõe sobre organização, regulamentação, fiscalização e controle das ações dos serviços de saúde; o projeto de lei 332/2019, do deputado Gilberto Ribeiro (PP), que cria o Programa de Incentivo à Prática de Atividades Físicas; e o projeto de lei 593/2019, do deputado Cobra Repórter (PSD), que dispõe sobre a obrigatoriedade de estabelecimentos públicos e privados de permitirem o uso de banheiro, gratuitamente.

Discussão adiada – Foram retirados de pauta os projetos 2/2020, de autoria do Poder Executivo, que estabelece normas gerais e procedimentos especiais sobre atos e processos administrativos que não tenham disciplina legal específica no Paraná; 215/2021, do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a alienar bem imóvel de sua propriedade; 459/2019, de autoria do deputado Soldado Fruet (PROS), que dispõe sobre a criação do banco de dados contendo histórico de informações a respeito de veículos licenciados no Estado do Paraná; 580/2020, do deputado Do Carmo (PSL), que institui a Ciclorrota Norte Central no Estado do Paraná; 535/2020, do deputado Emerson Bacil (PSL), que concede o título de Capital Paranaense da Cultura Polonesa ao município de São Mateus do Sul e insere no calendário oficial de eventos do Estado do Paraná a festa Tradycjie Polskie, a ser realizada anualmente no último sábado do mês de agosto; e 623/2020, do deputado Coronel Lee (PSL), que altera a Lei nº 19.599/2018, que dispõe sobre a produção e a comercialização dos queijos artesanais no Estado do Paraná.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -