sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCâmara Municipal de CuritibaVereadores estão de olho nos balanços da Finanças e da Saúde

Vereadores estão de olho nos balanços da Finanças e da Saúde

spot_img

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Leonidas Edson Kusma, Tico Kuzma, marcou para o fim de maio as audiências de prestação de contas quadrimestrais das secretarias municipais de Finanças e da Saúde. No dia 25 de maio, quem prestará esclarecimento é a secretária da Saúde, Marcia Huçulak, e no dia seguinte, 26, quem terá que responder às perguntas dos vereadores será o secretário de Finanças, Vitor Puppi. Ainda que as audiências dos dois secretários seja online, ambas às 9h, não serao um mar de rosas.

Em tempos de pandemias, tanto Marcia como Puppi têm muito a explicar tanto sobre a capacidade de enfrentamento da pandemia da Covid, como os gastos e o caixa da Prefeitura. Afinal a Secretária da Saúde tem sido a que mais demanda dinheiro dos cofres municipais.

DISCURSO DE PUPPI

Puppi tem mantido um discurso de pequena queda da arrecadação e de uma prefeitura com o caixa equilibrado. No entanto, há incertezas de manter os investimentos futuros. A queda de arrecadação beira a 5%, quando comparado com 2020 e cresce um pouco mais quando se retrocede um pouco mais ao tempo, comparando com 2018 e 2019. Nos bastidores, já foram formuladas medidas drásticas para garantir que haja dinheiro em caixa. Não se descarta a redução de jornada com diminuição de salário dos servidores.

Essa prática pode ser implementada, com a adoção Siafic – Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle, novo modelo de controle de gastos, estabelecido pelo governo federal Decreto 10.540/2020.

APOSENTADOS NA MIRA

Recentemente, o Sismuc já apontou que há a possibilidade também de redução de salários de aposentados. Essa mudança viria por mudança pelo modelo de aposentadoria. Enquanto pensa aperta o cerco sobre os ganhos dos servidores e aposentados, o secretário de Finanças não pode mexer nos recursos que o prefeito Rafael Valdomiro Greca de Macedo quer que sejam separados para obras. O alcaide tem invadido os recursos de fundos ambientais, retirado recursos de outras pastas para manter a política: governar é asfaltar.

TERCEIRA ONDA

Já na área da Saúde, as perguntas dos vereadores vão se concentrar sobre a capacidade de Curitiba enfrentar a tão temida terceira onda da pandemia da covid-19. Dentro da Câmara Municipal, alguns vereadores pegaram a covid de forma mais leve, e outros de forma grave – como Serginho do Posto e Noêmia Rocha. Os vereadores estão notando que na última semana, as filas por leitos de UTIs estão aumentando.

Houve uma alta de 75%, na procura de leitos, nos últimos cinco dias, atingindo, neste dia 30, 200 pessoas agonizando por falta de leitos A audiência com Marcia Huçulak acontecerá 15 dias depois do Dia das Mães, sendo possível fazer uma correlação direta com a mudança da bandeira, para atender ao comércio.

A estimativa é que haja um aumento do número de casos de pessoas contagiadas, internadas nas enfermarias e UTIs e mortas pela doença. “Esse abre e fecha, promovido por Greca, sem uma estratégia apoiada em dados científicos, tem se mostrado ineficiente e mortal para os curitibanos.

Ademais, a estratégia municipal tem servido apenas para quebrar o comércio da cidade”, exclamou nesta sexta-feira um vereador que se disse “impressionado com as perspectivas mundiais, nacionais e do Paraná nada boas com relação ao avanço da covid”.

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. A crise é geral, mesmo assim o Greca tem aprovação do povo curitibano, é hábil, competente.
    Não é por acaso tal aprovação, Curitiba é outra cidade e a oposição jamais irão aceitar, apesar de tudo, o Rafael Greca tem se superado, parabéns, muita saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -