domingo, abril 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáLeprevost e Vianna contam se a literatura paranaense tem fôlego para atravessar...

Leprevost e Vianna contam se a literatura paranaense tem fôlego para atravessar a pandemia

spot_img

Fabiano Vianna e Luiz Felipe Leprevost são os convidados da décima segunda edição de “Às vezes, aos domingos”, que acontece em 2 de maio, a partir das 17 horas, no Instagram @luizfelipeleprevost. Seguindo a proposta do projeto, eles vão se entrevistar e ler textos autorais.

O curitibano Fabiano Vianna, de 45 anos, acredita que o encontro on-line não vai ser muito diferente do que já acontece diariamente entre ele e Leprevost via WhatsApp. “Normalmente em nossos papos a realidade funde-se com o imaginário, e isso acontece porque não tem como ser diferente. Quem pode definir o limite da realidade e a ficção?”, comenta.

Já o curitibano Luiz Felipe Leprevost, de 42 anos, tem expectativa de que o encontro resulte em conversa solta e divertida: “não consigo não gargalhar quando o contador de causos baixa no Fabz”.

Vianna diz gostar da proposta de “Às vezes, aos domingos”, sem mediador, em que duas pessoas dialogam livremente. “Isso permite que a conversa acesse lugares desconhecidos, improváveis, inusitados. E se transforma em uma experiência singular também para quem assiste”, comenta.

Leprevost espera que ambos possam falar sobre os seus respectivos trabalhos de um jeito que interesse ao público, para que a troca não fique apenas entre ele e o Fabiano Vianna. “Que tudo se expanda e desdobre e dê cambalhotas. Estou certo que faremos, diante das pessoas (e com as pessoas, mesmo à distância), uma transfusão de alegrias”, promete.

Mais que tudo, poeta

Multiartista, Leprevost é compositor, cantor, ator, prosador, mas ele se considera, principalmente, poeta. “O poeta nunca deixou ou deixa de estar presente em qualquer coisa que eu tenha feito ou faça”, afirma o autor de uma dezena de títulos, entre os quais a novela Dias Nublados (Arte & Letra, 2015) e os poemas de O poeta queima voluntariamente (Arte & Letra, 2020).

O poeta diz estar com três livros em andamento, um escrito, outro em fase de montagem e o terceiro “noventa e nove por cento terminado”.

Um projeto de Leprevost é escrever um romance de centenas, talvez 600 páginas. “E não seria por vaidade. É que a complexidade do tema que tenho em mente exigiria estrutura romanesca de tal porte. De todo modo, ainda não me sinto maduro o suficiente como escritor para colocar o plano em ação”, conta.  

Palavras & imagens

Conhecido como ilustrador e integrante do Urban Sketchers Curitiba, Fabiano Vianna estreia na literatura este ano com Quem costura quando Mirna costura, obra que sai com o selo da Arte & Letra e traz contos e desenhos do autor.

“Assim como fazia Valêncio Xavier, ou a dupla Dalton/Poty, os desenhos participam das narrativas. Iluminam detalhes que, às vezes, não estão presentes nos textos. E vice-versa”, diz Vianna, que também ilustrou e diagramou a capa de Quem costura quando Mirna costura.

“Meu desenho sempre esteve atrelado às minhas histórias, pois eu lia muito quadrinhos”, conta o escritor-desenhista que, em algum momento de sua trajetória, encantou-se ao descobrir os contos ilustrados e os grandes ilustradores de livros, como Poty Lazzarotto e Carybé, “que me influenciaram bastante”.

Palco virtual para a prosa e a poesia do Paraná

Oscar Nakasato, Jaqueline Conte, Paulo Venturelli, Andréia Carvalho Gavita, Carlos Machado, Jô Bibas, Jonatan Silva, João Lucas Dusi, Etel Frota, Alvaro Posselt, Francine Cruz, Alexandre Gaioto, Roberto Nicolato, Eliege Pepler,  Marianna Camargo, Ernani Buchmann e Otto Leopoldo Winck são alguns dos autores que participaram de “Às vezes, aos domingos”, projeto idealizado e com curadoria de Guido Viaro e Marcio Renato dos Santos, também responsável pela assessoria de imprensa da proposta cultural.  

Soma de Ideias, Tulipas Negras e Coalhada Artesanal Preciosa são as empresas apoiadoras da iniciativa que tem a finalidade de promover palco virtual para autores paranaenses durante a pandemia.

Mais informações no Instagram @somadeideias e em tulipasnegraseditora.blogspot.com

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -