segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaAgentes de saúde caem 57% no governo Greca

Agentes de saúde caem 57% no governo Greca

spot_img

O colunista político Aroldo Mura publica que as palavras de quem tem autoridade (o segundo nome mais votado para prefeito de Curitiba em 2020), deputado Goura Nataraj (PDT), sobre caminhos que a saúde pública da cidade vai assumindo: depois de três anos de cortes em pessoal de saúde, a pandemia do coronavírus pegou a prefeitura de Curitiba desprevenida. Quando a disponibilidade de unidades de saúde abertas deveria ter aumentado, várias foram fechadas. Para se ter uma ideia, o número de agentes de saúde, que trabalham na atenção básica, caiu 57% na atual gestão.

A prevenção e a promoção da saúde foram progressivamente deixadas de lado. Como resultado, por exemplo, cresceu a quantidade de pessoas internadas por doenças parasitárias em Curitiba.  Curar as pessoas depois que elas já estão doentes é mais caro que prevenir, e também mais doloroso para quem é acometido pelas doenças.

INVERTER CAMINHO

É preciso inverter o caminho para que a saúde do cidadão não fique mais cara, precisamos dos agentes de saúde promovendo a saúde. Os atendimentos devem começar lá no postinho, sem filas, com oferta de consultas no período noturno também, com mais médicos, enfermeiros, equipes de saúde da família. O caminho é investir na prevenção!

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -