quinta-feira, maio 2, 2024
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InícioPolítica CuritibaAsfaltamento continua, mas só privilegia locais de muitas visibilidade

Asfaltamento continua, mas só privilegia locais de muitas visibilidade

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O colunista político Aroldo Murá informa que o ano começou e o prefeito Rafael Valdomiro  Greca  de Macedo quer manter a mesma tática que usou na sua reeleição: torrar dinheiro na pavimentação. No último dia 2, conforme mostra o Diário Oficial nº 22/2021, Rafael Greca liberou mais de R$ 16 milhões para pavimentar parcos 10 quilômetros de malha viária. Quando acabou a sua primeira gestão, Greca cumpriu pouco da sua promessa de campanha, que incluía zerar 100 km de ruas de saibro. Se chegou a 500 km de recapeamento, foi muito.

Em uma cidade com mais  de 4.600 quilômetros de ruas, cuja 60% da malha é de antipó, Greca faz pouco para melhorar a malhar existente, dizem engenheiros da prefeitura ouvidos pela coluna. Prefeitos anteriores, como Cassio Taniguchi e Beto Richa (PSDB) recuperaram mais de dois mil quilômetros de vias e Luciano Ducci (PSB), em menos de dois anos, superou mais de 1300 quilômetros.

JOGADA ESTRATÉGICA 

A política de melhoria da malha viária na gestão de Greca é uma grande jogada estratégica. Foi assim na campanha, com a recuperação desnecessárias de ruas, como a Visconde Guarapuava, próximo do Shopping Barigui, a Mateus Leme, perto do shopping Mueller, ou na Pedro Parigot de Souza e a Monsenhor Ivo Zanlorezzi, do Shopping Barigui. Greca pavimentou perto dos shoppings, supermercados e centros comerciais.

FATIAMENTO

Outra tática de Greca é fatiar as obras em pequenas ruas pavimentadas. Esses lotes liberados serão uma sucessão de ruas picotadas. Ruas pequenas das regionais Boqueirão, Tatuquara, Cidade Industrial e Boa Vista ganharão asfalto definitivo (com rede pluvial, meio-fio e pintura de faixa), enquanto as ruas vizinhas ficarão com antipó cheio de remendos, onde não há rede de drenagem e a sinalização asfáltica é pinta até mesmo dentro de buracos no pavimento.

Greca,  engenheiro civil, que se nomeia como engenheiro-urbanista, pouco deve avançar na pavimentação de asfalto da cidade. Por mais quatro anos, será mais uma gestão em que o marketing vai substituir uma boa política de pavimentação.

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