O candidato a prefeito de Curitiba pelo MDB, João Arruda, defendeu a urgência da ampliação de políticas públicas voltadas para a população moradora de rua. “São 2.600 moradores de rua em Curitiba e apenas uma estrutura de acolhimento para mil moradores. É preciso criar essa estrutura de acolhimento rapidamente”, disse João durante sabatina da UPE (União Paranaense dos Estudantes).
Além de acolhimento é necessário também, segundo João Arruda, uma política de capacitação para que os moradores de rua tenham emprego e renda. “Eu quero oferecer um banho quente, uma cama limpa, uma comida saudável para essas pessoas, um atendimento psicológico, é preciso de assistência social e de oportunidades também”, defendeu.
A principal proposta apresentada para a recuperação econômica no pós-pandemia é a Universidade do Trabalhador, projeto que será realizado em parceria com o setor produtivo para capacitação de mão-de-obra para gerar empregos já em 2021.
Cuidados – Além das áreas agrícolas, João Arruda ainda colocou a possibilidade dos moradores ajudar a prefeitura a manter o cuidado das áreas públicas.