Qualquer ação do poder público deve levar em conta a questão ambiental. Só assim é possível construir na prática uma Curitiba que possa voltar a ter áreas verdes recuperadas e preservadas. Foi o que Goura, candidato do PDT à Prefeitura de Curitiba, defendeu durante debate ambiental com candidatos a prefeito promovido pelo Observatório Justiça e Conservação (OJC).
Goura disse que a preocupação com os impactos no meio ambiente precisa estar incluída no planejamento urbano da cidade. “Que o tema ambiental esteja presente no conjunto das políticas públicas. Podemos ter uma Curitiba verde de verdade e não só na propaganda”, disse o pedetista.
Recuperar o Rio Iguaçu
Um exemplo de que a política ambiental do atual prefeito não funciona e está marcada pela omissão é o estado em que se encontra o rio Iguaçu. Poluído, lembrou Goura, o rio precisar ser alvo de uma grande operação de despoluição, além de a prefeitura passar a adotar uma política de tolerância zero com a agressão ambiental aos rios de Curitiba e região.
Essa necessidade de vincular todas as ações à proteção e desenvolvimento ambientais se dá por vários motivos. Entre as principais, a própria localização territorial da cidade.
Capital da Mata Atlântica
“Curitiba é a capital da Mata Atlântica, a porta de entrada para essa grande reserva, que precisa de integração com os 29 municípios da região metropolitana”, disse Goura.
Na área urbana, o candidato do PDT defendeu também ações, hoje inexistentes, de apoio aos cerca de 15 mil catadores de material reciclável, lembrando que a atual administração sequer distribuiu equipamentos de proteção individual para esses trabalhadores diante da ameaça da Covid-19.
Política de resíduos sólidos
A coleta de lixo orgânico precisa ser revista, segundo Goura, porque não pode continuar obrigando a Prefeitura a gastar uma quantia milionária de reais ao ano apenas para enterrar esses resíduos na região de Fazenda Rio Grande.
Para Goura, é importante falar de educação ambiental nas escolas e chamar o terceiro setor e as universidade para contribuir com o direcionamento de projetos da prefeitura que unam desenvolvimento e proteção ambiental. Os donos de áreas verdes particulares devem ser apoiados para manter a preservação, com incentivos como “IPTU Verde” e aumento do potencial construtivo.
Esse Goura merece comer milho!!!! Que cara mais otário. Recebeu muita grana do fundo eleitoral!!!
O deputado piá de prédio não conhece Curitiba!