sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaGoura afirma que vai reabrir maternidades fechadas pela prefeitura

Goura afirma que vai reabrir maternidades fechadas pela prefeitura

spot_img

O fechamento das maternidades Centro Comunitário Bairro Novo e Victor Ferreira do Amaral, consideradas referência no atendimento à gestantes de alto risco e na humanização do parto em Curitiba e no Brasil, precarizou o atendimento e aumentou substancialmente o risco para as gestantes da Capital Paranaense. A denúncia foi trazida ao candidato a prefeito pelo PDT, Goura 12, pela Associação Brasileira das Enfermeiras Obstetras do Paraná (ABENFO).

O candidato, acompanhando da sua vice, Ana Moro, e da candidata a vereadora Patrícia Teixeira, recebeu uma comissão de representantes da categoria que atuavam nas duas maternidades. Ambas encerraram as atividades para gestantes e passaram a atender pacientes com doenças crônicas. Na mesma ocasião, Goura e Ana Moro assinaram uma carta compromisso pelo Parto Humanizado.

“Fecharam as maternidades e direcionaram as mulheres para os grandes centros e atendimento ao COVID-19, que são o HC (Hospital das Clínicas) e Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. O HC, que antes fazia uma média de 160 partos, hoje faz mais de 400”, afirmou o enfermeiro Fábio Oliveira, que atuava na maternidade Victor do Amaral.

A presidente da ABENFO, Marcele Rabelo, afirmou que as parturientes chegam a ficar mais de oito horas no Centro Obstétrico por falta de vagas nos alojamentos. “É muito grave a situação. É muito grave o risco que as mulheres efetivamente estão correndo por não ter o acompanhamento correto”, reforçou Marcele.

Goura ressaltou que uma das suas propostas para a saúde é justamente a reativação das maternidades fechadas durante a pandemia, além do estímulo do parto humanizado nos hospitais e maternidades do município e região. “Seguiremos no combate à violência obstétrica, e seguindo as recomendações da OMS para uma experiência positiva de parto, apoiando a inserção de doulas no acompanhamento à gestante e vamos estudar a implementação de uma Casa de Parto”, disse.

Notícias Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -