spot_img
domingo, dezembro 22, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáComissão que analisa os projetos das taxas de cartório se reúne amanhã

Comissão que analisa os projetos das taxas de cartório se reúne amanhã

spot_img
spot_img

Os deputados que integram a Comissão Especial criada para analisar os projetos do Poder Judiciário que propõem alterações e atualizações nas tabelas de custas dos cartórios se reúnem nesta terça-feira (20) a partir das 13h30. O anúncio foi feito na sessão plenária remota extraordinária desta segunda-feira (19) pelo primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

O encontro servirá para definir os nomes do presidente e do relator do grupo de trabalho e terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, canal aberto 10.2 e 16 pela Claro/Net, site e redes sociais do Legislativo.

Compõem a Comissão os deputados Do Carmo (PSL), Hussein Bakri (PSD), Alexandre Curi (PSB), Paulo Litro (PSDB), Tadeu Veneri (PT), Anibelli Neto (MDB) e Galo (PODE).

Também farão parte da Comissão Especial representantes da OAB-PR e da Anoreg, que representa o setor do foro extrajudicial, além de outras entidades que desejarem e forem chamadas para participar.

Tramitação – Os projetos de lei 886/2019, 887/2019, 888/2019 e 889/2019 tratam de alterações nas tabelas de custas de atos de tabeliães; de registro civil das pessoas naturais; de registro de imóveis; e de registro de títulos e documentos, e civil das pessoas jurídicas. De acordo com o TJ-PR, essas normas são regidas pela Lei Estadual 6.149/1970 e por mais que tenham sido atualizadas ao longo dos anos, não tiveram o alcance de adequá-las a todas as inovações tecnológicas e exigências das normativas posteriores.

O projeto de lei 891/2019 prevê o reajuste do Valor de Referência de Custas (VRCEXT) e a alteração das Tabelas do Regimento de Custas estabelecidos na mesma Lei Estadual 6.149/1970. De acordo com a proposta do TJ-PR, o VRCEXT passará a vigorar no valor de R$ 0,198. Isso significa, diz o texto, um reajuste de 2,59% representado pela variação do IPCA de outubro de 2018 a setembro de 2019. O objetivo, afirma o TJ-PR, é a manutenção e melhoria dos serviços prestados no foro extrajudicial.

Os projetos foram aprovados em primeira discussão, quando é analisada a constitucionalidade do que está proposto. Todos os textos receberam emendas e retornaram para análise na Comissão de Constituição e Justiça. O parecer favorável do relator na CCJ recebeu pedido de vista e aguardava a conclusão dessa análise na Comissão, quando foi anunciado, em 9 de setembro, pelo presidente Traiano a retirada das propostas por 10 sessões. Na sequência, no dia 15, os deputados aprovaram a criação da Comissão Especial para análise dos projetos de lei. A formação da Comissão com os sete integrantes titulares e sete suplentes foi anunciada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), 

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -