Cláudio Osti informa que até o ano passado o MDB de Londrina era comandado pelo vice-prefeito João Mendonça, acusado pelos membros da sigla de ter ficado anos e anos à frente do partido usando-o apenas em seu benefício.
O novo presidente estadual do MDB, João Arruda, começou a peregrinar pelo Estado para reestruturar a sigla pois queria que a sigla tivesse candidatos disputando as principais prefeituras do Paraná.
Em Londrina João Mendonça, que gostaria de ser reeleito vice-prefeito, foi apeado da presidência do partido. No lugar dele foi nomeada uma comissão provisória tendo como presidente Carlos Alberto Ribas e participação de algumas mulheres como Márcia Lopes de.Souza e Jeanete Vargas.
Ainda no começo do ano, o delegado Águila Misuta, que nunca havia participado da política local – mas era disputado por alguns partidos – ingressou no MDB para ser o candidato a prefeito com as bençãos de Arruda.
Os meses passaram e membros mais antigos do MDB começaram a perceber que Misuta pouco ou nada tem a ver com a história do partido, que sempre se posicionou como centro esquerda e foi o reduto de praticamente todos os políticos que lutavam contra a ditadura militar.
Em sua campanha pré-eleitoral, Misuta posiciona-se como bolsonarista. Obviamente houve um choque entre quem construiu o partido na cidade e os novatos.
Esta semana o então presidente da Comissão Provisória, Carlos Ribas, foi destituído do comando do partido que foi entregue oficialmente para Aguila Misuta.