*José Carlos Chicarelli
O preço da tarifa técnica do transporte coletivo em Curitiba custa R$ 5,25, R$ 0,75 a mais do que o valor cobrado dos passageiros, R$ 4,50, um preço alto para um serviço desenvolvido com precariedade e levam a busca de serviços alternativos.
Vários itens poderiam ser revistos para a cidade ter um preço justo, sem dispensar cobradores, cortar serviços e itinerários.
Os custos com estações tubos disparam, principalmente a manutenção e a instalação, devido à falta de concorrência e direcionamento da URBS a uma única empresa que faz ele trabalho.
No início de 2018, um pedido de informações feito pelo vereador Cristiano Santos (PV) à Prefeitura de Curitiba revelou os preços das estações tubos de embarque e desembarque.
As estações de 7 módulos – as mais comuns, que ficam dispostas ao longo dos eixos de transporte – custavam R$ 198 mil.
O maior modelo é o da estação de 20 módulos, que pode ser encontrada no ponto Bento Viana, e chega a R$ 570 mil.
A esses valores, soma-se também a instalação de elevadores para o acesso de pessoas com deficiência, que custam a bagatela de R$ 27 mil e não resistem as variações climáticas da nossa capital e estragam com uma facilidade impressionante.
Outros problemas, como vandalismo faz a URBS gastar na manutenção: a empresa culpa os fura-catracas, justiça mudanças para melhorar sincronismo para embarque e desembarque em nível e assim por diante.
Ônibus adaptados para estação tubos são os mais caros do país,
Estes ônibus com embarque e desembarque em nível dificultarão até mesmo a renovação de empresas em futura licitação.
Outra questão, as péssimas condições de trabalho dos cobradores em cada estação tubo, sem a segurança e até mesmo sem condições de usarem banheiro no turno.
Chegamos a conclusão óbvia: Curitiba precisa repensar o uso das estações tubos e dos preços dos veículos, para que o curitibano volte a usufruir de uma passagem justa e um serviço de primeiro mundo.
Isso mesmo
Tem que rever a tarifa tecnica
A URBs não tem interesse em fazer cortes na planilha
Quer ganhar junto com ps empresarios
Nenhum cidade adotou estações tubos TÃO caras
Tem que acabar com esta tarifa tecnica
As empresas tem que comprar elas mesmas seus Onibus e tem que ter livre concorrência entre elas e outros modais de transporte p que a passagem possa diminuir o preço
Se tá achando fácil Monte uma empresa de ônibus
A URBS banca o lucro com o dinheiro do povo
Um dos vilões é a manutenção dos equipamentos da bilhetagem eletrônica que urbs direciona sempre para a mesma empresa e parece que até tem operadores desse contrato. Agora vão gastar milhões com novos equipamentos. 2010 já gastaram mais de 32 milhões com equipamentos sendo que não valia nem metade disso. Mais a culpa disso tudo é dos vereadores que fazem vistas grossas e passam a mão na cabeça da Urbs e concessionários. Por que será que os vereadores passam a mão na cabeça da Urbs e concessionárias né!!
Mais os vereadores de Curitiba que se preparem, por que o povo despertou e 4 de outubro esta chegando, a vassourada vai ser do piso ao teto, por que chega de malandragem. Também não dá para generalizar, sabemos que na CMC tem uma meia duzia de vereadores que são votos vencidos e pouco podem fazer. Eu só sei que já estou engraxando a minha bota pra sentar o pé na bunda do atual prefeito e de vereadores que sacanearam os usuários do transporte coletivo de Curitiba..