José Carlos Chicarelli *
As discussões do projeto da implementação do metrô que eram constantes nas eleições para prefeito em Curitiba, desde o início do século, passaram desapercebidas em 2016 – os candidatos ao Palácio 29 de Março fugiram do tema como o diabo foge da cruz.
Talvez porque o curitibano se cansou das inúmeras promessas eleitoreiras não cumpridas para o início da construção do modal.
O auge da discussão foi no final da gestão do ex-prefeito Luciano Ducci (2010/2012), na época ele articulou o projeto do metro da linha norte-sul, com recursos do governo federal carimbados devido as obras de mobilidade da Copa do Mundo de 2014 e as contrapartidas dos governos estadual e municipal acertadas, mas o pior aconteceu, fracassou o projeto dele da reeleição.
O prefeito seguinte do PDT, Gustavo Fruet (2013/2016) aceitou os argumentos do secretário de Planejamento Fábio Scatolin e enterrou de vez o projeto inicial do metro da cidade de Curitiba.
Alguns vereadores falaram na época que a equipe do ex-prefeito Fruet se perdeu na elaboração do projeto executivo e teve dificuldades para viabilizar recursos junto ao governo federal e ao municipal.
A justificativa de Fruet para enterrar a obra sobrou para cima da crise econômica, mesmo após a cidade gastar milhões para o projeto do metro de Curitiba totalmente esquecido pela gestão do atual prefeito Rafael Greca (DEM).
Os empresários das empresas de ônibus jogaram pesado para que o projeto não saísse do papel (o prefeito foi flagrado almoçando em um conhecido clube da cidade com o empresário Donato Gulin), já que iriam substituir os ônibus das canaletas, que vivem lotados e são os que dão mais lucro.
A cidade de São Paulo com expansão das linhas de metrô e melhorias nos ônibus coletivos foi a cidade que menos perdeu usuários do transporte coletivo, aliás, chegou a ter períodos em que ganhou passageiros.
Atualmente a capital paranaense perde passageiros e tem um dos preços mais caros do Brasil, afugentando o usuário do modal, que prefere utilizar o transporte próprio ou de aplicativos, causando consequências para a cidade, como engarrafamentos constantes, do centro aos bairros.
Para Curitiba diminuir o número de carros circulando nas ruas, a principal solução seria a implementação do metro, possibilitando a diminuição do preço, o aumento de número de passageiros transportados e melhorias na infraestrutura, como wi-fi, ar condicionado e quente – hoje, até os tratores tem refrigeração na cabine.
Fica claro que o metrô em Curitiba é mais do que necessário.
*José Carlos Chicarelli é ex-vereador e criador da CPI da Urbs/Transporte Coletivo
Realmente os empresários
Jogaram pesados NÃO se acertaram na divisão e acabaram com o projeto do metro curitibano
Quem demora quase um ano pra reformar meia-boca um quarteirão da Voluntários da Pátria não tem a mínima capacidade pra pensar em metro! Perguntem como sofreram os moradores e os comerciantes aqui da rua. Vergonhozo!!! Vaza Greca!
Reacende a velha discussão, enquanto grupos do transporte coletivos forem os protagonistas do sistema, e os prefeitos mero ventriloquos, o povão continuaram dentro destas latas de sardinhas, comprimidos e desconfortáveis. O quarto maior orçamento, trânsito caótico, IPPUC que serve aos interesses da minoria, nunca do povo, é mais órgão político do que técnico
Metro e tranporte melhorias
É um bom tema p. Campanha eleitoral
Os empresarios dos onibus de Curitiba destruiram qualquer projeto p o metro
Muito bom pensar em metro p.Curitiba SÓ assim poderá dar uma sobrevida ao transporte coletivo
Metro mais que necessariio em Curitiba pena que o Fruet acabou afundando tudo e nada saiu
Todo ano em época de eleiçao o atual prefeito vem com esta “estória” de Metrô, para animar o povo e tentar amarrar o voto! Todos os ex prefeitos fizeram isto! Mas em alguns techos da cidade o lençol freatico näo comporta e o metro de superficie ficaria muito estranho passando ao lado das janelas dos condominios da 7 de setembro. Enfim acredito que algum prefeito novo até possa por em um futuro projeto, mas se partir do atual, näo passa de projeto eleitoreiro!