sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioEconomiaFalência do transporte coletivo em Curitiba aponta necessidade do metrô

Falência do transporte coletivo em Curitiba aponta necessidade do metrô

spot_img

José Carlos Chicarelli *

As discussões do projeto da implementação do metrô que eram constantes nas eleições para prefeito em Curitiba, desde o início do século, passaram desapercebidas em 2016 – os candidatos ao Palácio 29 de Março fugiram do tema como o diabo foge da cruz.

Talvez porque o curitibano se cansou das inúmeras promessas eleitoreiras não cumpridas para o início da construção do modal.

O auge da discussão foi no final da gestão do ex-prefeito Luciano Ducci (2010/2012), na época ele articulou o projeto do metro da linha norte-sul, com recursos do governo federal carimbados devido as obras de mobilidade da Copa do Mundo de 2014 e as contrapartidas dos governos estadual e municipal acertadas, mas o pior aconteceu, fracassou o projeto dele da reeleição.

O prefeito seguinte do PDT, Gustavo Fruet (2013/2016) aceitou os argumentos do secretário de Planejamento Fábio Scatolin e enterrou de vez o projeto inicial do metro da cidade de Curitiba.

Alguns vereadores falaram na época que a equipe do ex-prefeito Fruet se perdeu na elaboração do projeto executivo e teve dificuldades para viabilizar recursos junto ao governo federal e ao municipal.

A justificativa de Fruet para enterrar a obra sobrou para cima da crise econômica, mesmo após a cidade gastar milhões para o  projeto do metro de Curitiba totalmente esquecido pela gestão do atual prefeito Rafael Greca (DEM).

Os empresários das empresas de ônibus jogaram pesado para que o projeto não saísse do papel (o prefeito foi flagrado almoçando em um conhecido clube da cidade com o empresário Donato Gulin), já que iriam substituir os ônibus das canaletas, que vivem lotados e são os que dão mais lucro.

A cidade de São Paulo com expansão das linhas de metrô e melhorias nos ônibus coletivos foi a cidade que menos perdeu usuários do transporte coletivo, aliás, chegou a ter períodos em que ganhou passageiros.

Atualmente a capital paranaense perde passageiros e tem um dos preços mais caros do Brasil, afugentando o usuário do modal, que prefere utilizar o transporte próprio ou de aplicativos, causando consequências para a cidade, como engarrafamentos constantes, do centro aos bairros.

Para Curitiba diminuir o número de carros circulando nas ruas, a principal solução seria a implementação do metro, possibilitando a diminuição do preço, o aumento de número de passageiros transportados e melhorias na infraestrutura, como wi-fi, ar condicionado e quente – hoje, até os tratores tem refrigeração na cabine.

Fica claro que o metrô em Curitiba é mais do que necessário.

*José Carlos Chicarelli é ex-vereador e criador da CPI da Urbs/Transporte Coletivo

Notícias Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. Realmente os empresários
    Jogaram pesados NÃO se acertaram na divisão e acabaram com o projeto do metro curitibano

  2. Quem demora quase um ano pra reformar meia-boca um quarteirão da Voluntários da Pátria não tem a mínima capacidade pra pensar em metro! Perguntem como sofreram os moradores e os comerciantes aqui da rua. Vergonhozo!!! Vaza Greca!

  3. Reacende a velha discussão, enquanto grupos do transporte coletivos forem os protagonistas do sistema, e os prefeitos mero ventriloquos, o povão continuaram dentro destas latas de sardinhas, comprimidos e desconfortáveis. O quarto maior orçamento, trânsito caótico, IPPUC que serve aos interesses da minoria, nunca do povo, é mais órgão político do que técnico

  4. Todo ano em época de eleiçao o atual prefeito vem com esta “estória” de Metrô, para animar o povo e tentar amarrar o voto! Todos os ex prefeitos fizeram isto! Mas em alguns techos da cidade o lençol freatico näo comporta e o metro de superficie ficaria muito estranho passando ao lado das janelas dos condominios da 7 de setembro. Enfim acredito que algum prefeito novo até possa por em um futuro projeto, mas se partir do atual, näo passa de projeto eleitoreiro!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -