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quarta-feira, dezembro 25, 2024
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Prejuízo da URBS bancada pelos cofres públicos chega a R$ 90 milhões anuais

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* José Carlos Chicarelli

O próximo prefeito de Curitiba quando escolher o próximo presidente da URBS deverá encontrar um administrador para atuar como se fosse uma tesoura e uma vassoura.

A tesoura deverá ser usada com habilidade para cortar despesas e cargos comissionados; a vassoura para varrer para fora do órgão, tomadas de preços, licitações e contratos superfaturados que não atendem aos interesses dos usuários e encarecem o preço da passagem com a inclusão de custos e insumos ditados pela concessionária, que garante aos donos lucros exorbitantes, com a prestação do serviço deficiente, com o pagamento da tarifa técnica bancada pelo poder público, valor R$ 0,75 acima do preço da catraca.

Também se aproveitam da fatia, um grande número de empresas terceirizadas e até quarteirizadas e que dividem o bolo.

A CPI da Urbs, em 2013, Câmara Municipal de Curitiba mostrou que os empresários colocavam na planilhas custos que iam desde ao papel higiênico, assinaturas de revistas e o até imposto de renda das empresas – pasmem, todos estes custos são reembolsados, entrando no custo da tarifa técnica, sem licitação, adquiridas apenas através de tomadas de preços.

A URBS gasta muito tempo para conferir e sempre aprova os orçamentos.

Um item de alto custo embutido na tarifa técnica é a taxa de administração de 4%, que é cobrada pela própria e incluída na tarifa.

Para a tarifa ser atrativa para os passageiros são necessários cortes e uma fiscalização atuante nos preços dos itens que compõe a tarifa,

É injustificável a cobrança da taxa de administração – o corte contribuiria para abaixar o custo da passagem.

A URBS cobra uma infinidade de taxas, que garantem uma condição administrativa da empresa, suficiente para se manter o gerenciamento enxuto e com custos reduzidos.

Medidas para abaixar o valor da passagem são necessárias para evitar o alto prejuízo.

A capital paranaense tem uma das tarifas mais altas do pais e daria também para abaixar a tarifa técnica de R$ 5,25 ou até mesmo zerar essa barbaridade.

A diferença bancada através do subsidio mostra que o gerenciamento anual da URBS resulta em prejuízo aos cofres públicos de R$ 90 milhões anuais, valor bancado pelo Estado e pela prefeitura.

José Carlos Chicarelli é ex-vereador e criador da CPI da Urbs/Transporte Coletivo,

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17 COMENTÁRIOS

  1. 90 milhões de ressarcimento….cheira algo fora do normal. É preciso investigar. Outro órgão do município é a COHAB, vem ao longo dos anos acumulando prejuízos.
    Tudo parece uma teta. Quem são os verdadeiros beneficiários deste sistema deficitário. Ninguém questiona, whats Go on

    • Oque dizer então sobre ônibus contratados por viagem e não por KM rodado, para transportar alunos das escolas públicas de Ctba.. pasmem, tem ônibus transportando apenas 8 alunos, porque assim o lucro destas empresas se multiplica… DENÚNCIA..

  2. Empresas deficitárias devem ser fechadas senhor prefeito. Como isso não está acontecendo, tenho certeza estar vivenciando uma péssima administração

  3. Eu também defendo o fim da Urbs, como se chegou a comentar no passado. Custa caro a estrutura para não fazer muita coisa.

  4. Greca, meu bem, de novo essa gentalha criticando a Urbs? Fale pro Giovane dar um jeito nessa história, prejuizo de 90 milhões chama a atenção. Eu não queria aquele vendedor de peças lá, mas fazer o quê, bem que avisei. E agora chega disso, os fedorentos que se engalfinhem nesses coletivos lotados, vamos logo pra chácara de Piraquère! Meu lindo!

    • Minha Margueritè, fique tranquila, o GG esta cuidando de tudo. Temos que agradar os donos dos ônibus, eles nos ajudam na campanha, esqueceu? O prejuízo o povo paga, tirar 90 milhões desses mal cheirosos não custa nada. Vou na sauna relaxar um pouco com o Luquinha, depois falamos. Beijos!

      • Assim não dá, o Rafaell só grita e não manda em nada, a Marguerite dá palpite em tudo e o GG só quer saber de outras coisitas, como é que uma empresa assim vai dar certo? Eu sou competente, me deixem trabalhar, pombas!!!

  5. Oque dizer então sobre ônibus contratados por viagem e não por KM rodado, para transportar alunos das escolas públicas de Ctba.. pasmem, tem ônibus transportando apenas 8 alunos, porque assim o lucro destas empresas se multiplica… DENÚNCIA..

  6. Oque dizer então sobre ônibus contratados por viagem e não por KM rodado, para transportar alunos das escolas públicas de Ctba.. pasmem, tem ônibus transportando apenas 8 alunos, porque assim o lucro destas empresas se multiplica… DENÚNCIA..

  7. Cadê o tribunal de faz de contas. Esta é a razão de impedirem a entrada do metrô.
    50 anos no poder do transporte, contratos milionários, CPI séria, não vc estas para serem caladas e arquivadas conforme interesse. CPIzar e ficarem na mesma, torna motivo de chacota escárnio.
    Vamos esmiuçar esta planilha , dar nomes aos bois, é um caso para o GAECO

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