O G1 Paraná informa que a Justiça estadual marcou os interrogatórios do ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB), da mulher dele, Fernanda Richa, e de outros cinco réus em um dos processos da Operação Quadro Negro para ocorrer entre os dias 8 e 9 de julho deste ano.
A decisão do juiz substituto José Daniel Toaldo, da 9ª Vara Criminal de Curitiba, é da noite de quarta-feira (22). Nessa ação, Beto e a mulher respondem por obstrução de investigação. Ela também é ré por organização criminosa, assim como os outros cinco acusados.
A Operação Quadro Negro apura desvios de mais de R$ 20 milhões de obras de escolas públicas do estado, entre 2012 e 2015.
Na mesma decisão, o juiz também marcou as oitivas das testemunhas arroladas pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) para ocorrer entre 8 e 21 de maio. As testemunhas de defesa serão ouvidas entre 15 e 24 de junho.
Beto Richa é apontado pelo MP-PR como chefe da organização criminosa que implantou um sistema de corrupção para conseguir propina por meio do favorecimento de empresas privadas contratadas pelo governo.
Conforme a denúncia, depois de tomar ciência das investigações, o então governador procurou o delator e ex-diretor da Secretaria de Educação, Mauricio Fanini, e determinou que ele eliminasse provas de comunicações e de encontros entre eles.
Os promotores alegam que, ao descobrir que havia um pedido de prisão contra o ex-diretor da secretaria, Beto solicitou que um ex-procurador – que informou Fanini sobre o pedido – o instruísse a se livrar de evidências do esquema de pagamentos indevidos.
O MP-PR aponta que Fernanda Richa agiu para evitar que Fanini revelasse fatos sobre o suposto esquema de corrupção, “atuando pessoalmente em encontros e por meio de mensagens de texto”.
A denúncia também afirma que houve pagamento em espécie de “ajuda de custo” ao ex-diretor da secretaria para que mantivesse os gastos ordinários e não comprometesse a organização criminosa.
Beto também é apontado como quem “comprou o silêncio” de Fanini.
Essa dupla deveria estar vendo o sol nascer quadrado.
Tá aí quatro votos perdidos. Por isso Richa precisa de uma temporada em Piraquara.
Richa prova que não se deve confiar em político
Não tenho saudades desses traidores do povo paranaense.
Dupla do mal
Casal Tico-Tico!
Dupla que mostrou a perversidade da política paranaense e curitibana.