Antes sexta melhor estadual do Brasil, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) subiu uma posição e está no Top 5 das universidades. Este dado é proveniente dos indicadores de qualidade da educação superior referente ao ano de 2018, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação.
De acordo com as informações disponibilizadas, a UEM é a 2ª melhor estadual do Paraná, atrás somente da Universidade Estadual de Londrina (UEL). No Índice Geral de Cursos (IGC), que é o indicador nacional que avalia as instituições de ensino que oferecem cursos de graduação e pós-graduação, a nota final da UEM mantém-se em 4 desde 2007, lembrando que os valores vão de 1 a 5. As instituições com 1 e 2 são consideradas insatisfatórias; as com 4 e 5, excelentes.
A UEM tem registrado melhora no desempenho geral a cada ano. Nesta edição, alcançou a pontuação de 3,64, enquanto que em 2017 e 2016 os índices foram de 3,58 e 3,53, respectivamente. Ouça o depoimento do reitor, Julio César Damasceno, sobre mais esta conquista da universidade.
Indicadores de cursos
O Inep também divulgou os dados que compõem o CPC, que são os indicadores de qualidade dos cursos de graduação, também avaliados em escala de 1 a 5. De 8.520 cursos de graduação brasileiros avaliados, 12 são da UEM, sendo um de educação a distância (Administração Pública).
Deste total de cursos da UEM, sete obtiveram o conceito 4, e cinco o conceito 3. Estão com 4: Administração, Ciências Contábeis (Cianorte), Ciências Contábeis (Maringá), Design (noturno), Direito, Psicologia e Secretariado Executivo Trilíngue. Estão com 3: Administração Pública, Ciências Econômicas (integral), Ciências Econômicas (noturno), Design (integral) e Serviço Social.
O cálculo do CPC é feito a partir do resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); de informações sobre o corpo docente, incluindo percentual de mestres, doutores e regime de trabalho; além da percepção dos universitários sobre seu processo formativo, tomando como base o Questionário do Estudante do Enade. (UEN)