* Wander Santos
** José Carlos Chicarelli
Os usuários do transporte público de Curitiba precisam entender que é a planilha da tarifa técnica compõe todos os custos do transporte coletivo, e que nela são inseridos os custos, do menor parafuso até a última peça do motor do ônibus, e que no final, quem paga é o usuário.
Desintoxicar a planilha da tarifa técnica não é uma tarefa fácil, porém necessária, já que foram denunciados subfaturamentos na CPI do transporte coletivo de Curitiba.
Portanto passou da hora de se estudar e fiscalizar cada item que compõe os custos da tarifa técnica do transporte coletivo de Curitiba, sendo que um dos itens polêmicos na composição da planilha é a “manutenção dos equipamentos de bilhetagem eletrônica do sistema”, no entanto, também se faz necessário que os usuários e os vereadores acompanhem de perto os demais custos como a limpeza, segurança, compra do pneu e etc.
Importante ressaltar que é a concessionária que administra e apresenta os custos para compor a planilha da tarifa técnica, porém cabe aos vereadores de Curitiba fiscalizar a correta utilização dos recursos administrados pela concessionária.
Portanto, nobres vereadores, vocês precisam aprimorar o acompanhamento da composição da planilha da tarifa técnica do transporte público de Curitiba, por certo os usuário desse serviço ficarão agradecidos.
*Wander Santos atuou como DBA em empresa de transporte público, gerente de tecnologia em empresas do transporte público, empresário na área de prestação de serviços de tecnologia para transporte público e desenvolvedor de novas tecnologias para sistemas de transporte público.
**José Carlos Chicarelli é suplente de vereador e criador da CPI URBS -Transporte Coletivo Curiiba
Todos sabemos que as pecas, manutenção dos onibus, etc são tudo.e adquurido de empresas dos amigos e parentes dos empresarios de onibus que acabam ficando, rachando estes milhoes de reais…
Passagem muito caro. Por isso me afastei do transporte coletivo. Para mim sai mais barato andar de carro.
A bilhetagem automática está trazendo desemprego.
Em todos os campos, aplicativos abaixam o preço, menos no transporte coletivo.