Terra de Karl Marx vai ser homenageada na Alep

Karl Marx

Descendente de alemães, o deputado Elio Rusch (DEM) preside nesta quarta-feira (02) sessão solene que marca o aniversário da chegada dos primeiros colonos germânicos ao atual município de Rio Negro, em 1829.

Em 19 de fevereiro de 1829, chegaram na cidade paranaense, na divisa com Santa Catarina, os primeiros imigrantes alemães – trazidos do Vale dos Sinos pelo Barão de Antonina, que, com a escassez de terras no Rio Grande do Sul, quis reproduzir na então província de São Paulo o modelo de assentamento adotado no Sul.

Eram contemporâneos e conterrâneos de Karl Marx, que nasceu em 1818 na cidade de Trier, no centro-oeste da Alemanhã, quase na fronteira com Luxemburgo, e muitos vieram para o Brasil fugindo da miséria e da perseguição religiosa.

A partir daí, milhares e milhares de alemães começaram a vir ao Brasil, inicialmente os representantes da minoria étnica alemã na região do Rio Volga, na Rússia, e aqueles anteriormente estabelecidos na Bucovínia, na Romênia. As duas Guerras Mundiais e a grave recessão entre elas, somadas à abundância de terras no Brasil, também atraiu muitas famílias alemãs até por volta de 1960.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here