quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaRoberto Prado lança "Amplo Espectro" na Biblioteca Pública do Paraná

Roberto Prado lança “Amplo Espectro” na Biblioteca Pública do Paraná

spot_img

Construído com carinho há pelo menos três décadas, Amplo Espectro é o livro de estreia do poeta, compositor, radialista, roteirista e publicitário Roberto Prado. Estreia? A notícia pode causar estranheza, em se tratando de um nome amplamente reconhecido nas mais diversas áreas da escrita e da música. Um “estreante”, aliás, que já foi distinguido, entre outras coisas, como um dos 100 mais representativos autores da história do Paraná.

Para se ter uma ideia, com apenas 16 anos de idade, Roberto Prado já tinha seus poemas impressos em diversos jornais e revistas nacionais, lado a lado com nomes consagrados da literatura brasileira. Para ficar apenas em um exemplo, foi o único a ter seus versos publicados em um espaço que, por tradição, era ocupado há décadas apenas por obras do poeta Mário Quintana, no jornal gaúcho Correio do Povo.

Aos 18, Roberto já era um dos elementos fundamentais do Movimento Sala 17, que editou diversas obras e fez história na cena local com seus eventos que atraiam grandes públicos. No final da década de 1970, junto com seu irmão mais novo, Marcos Prado, iniciou uma produtiva carreira paralela no terreno da música popular e suas canções estão presentes em dezenas de discos de um variadíssimo time de parceiros, de estilos que passeiam sem preconceitos da música caipira de raiz ao mais puro punk rock.

O lançamento de Amplo Espectro vem cobrir esta lacuna, trazendo ao leitor, pela primeira vez, um grande conjunto de poemas de um autor que, até então, só era acessível a pequenas doses em antologias, imprensa especializada e na voz de cantores e cantoras.

Dia 31 de maio, a partir das 17h30, no Grande Saguão da Biblioteca Pública do Paraná, Roberto Prado estará recebendo os que apreciam uma poesia forte, corajosa em ao mesmo tempo, cheia de um lirismo arrebatador e deliciosa sonoridade. Além de tudo, como não poderia deixar de ser em se tratando de Roberto, a festa terá o auxílio luxuoso da banda Orquestra Sem Fim, formada por músicos originários de grupos seminais como Beijo AA Força, Maxixe Machine e Contrabanda. A obra, de 176 páginas e com inspirado projeto gráfico de Luiz Antônio Solda, foi editada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Fundação Cultural de Curitiba e o apoio cultural do Grupo Positivo. ( INFORMAÇÕES – becoprado@yahoo.com.br )

SERVIÇO:
– Lançamento do livro Amplo Espectro, de Roberto Prado, 174 páginas – Editora Nossa Cultura
– Local: Biblioteca Pública do Paraná
– Data: 31 de maio, a partir das 17h30
– Projeto Gráfico: Luiz Antônio Solda
– Prefácio: Alberto Centurião
– Posfácio: José Arrabal
– Fotos de Sabina Petrovski e Ícaro Castilho

Roberto Prado (Foto: Rodrigo Barros del Rei)

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -