O G1 Paraná e RPC Curitiba informam que o empresário Jorge Atherino afirmou em depoimento, nesta quarta-feira (8), que entregou R$ 500 mil recebido da Odebrecht para Pepe Richa, irmão do ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) e para Juraci Barbosa Sobrinho, tesoureiro da campanha de Richa em 2014, para caixa dois.
Atherino e outros quatro réus foram ouvidos pela 23ª Vara Federal de Curitiba, no processo referente à Operação Piloto, desdobramento da Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude licitatória em obras da PR-323, no norte e noroeste do estado.
Beto Richa não é réu na operação.
Depoimentos
Entre os réus ouvidos pela Justiça nesta quarta-feira, estavam ex-executivos da Odebrecht e a ex-secretária do departamento de operações estruturadas da empresa, conhecido como o setor de propinas.
Também foram ouvidos o ex-chefe de gabinete do ex-governador Beto Richa, Deonilson Roldo, além de Jorge Atherino que, segundo as investigações do Federal (MPF), arrecadou dinheiro para a campanha do ex-governador.
Jorge Atherino confirmou, em depoimento, que participou da arrecadação para a campanha e que procurou um dos executivos da Odebrecht, Luiz Pizzato, que também é réu na operação, para angariar o dinheiro.
Pepe Richa (Foto: AEN/divulgação)