As enchentes do Rio Marrecas, um grave problema que preocupa a população de Francisco Beltrão começa a ser equacionado. O dinheiro para as obras de contenção, R$ 46 milhões, já está depositado e os envelopes com as propostas das empresas para a Fase 1 (limpeza e aprofundamento do Rio Urutago, abertura de canal, túnel de desvio e comporta) serão recebidos e abertos dia 6 de maio.
As informações foram divulgadas hoje (4), depois de um encontro entre o deputado Ademar Traiano e o prefeito Cleber Fontana que analisaram o projeto e avaliaram a importância dessa obra para a segurança e desenvolvimento da cidade. O prefeito destacou a importância da atuação do Traiano na liberação desses recursos.
“O Traiano tem todo o mérito, porque conseguiu o recurso. São mais de R$ 46 milhões para a construção do canal e do túnel”, disse Cleber. “Essa é a maior obra de contenção de cheias já realizada em Francisco Beltrão e uma das maiores do Paraná”, completou Traiano.
O projeto de contenção de cheias de Francisco Beltrão é pioneiro no Paraná e prevê inclusive a escavação de um túnel de 1200 metros, um canal. O túnel vai agilizar o escoamento da água para evitar que outros rios sejam represados e provoquem alagamentos.
Ademar Traiano e Cleber Fontana (Foto: divulgação)