terça-feira, abril 23, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáEleições 2020 – Começam as articulações pela Prefeitura de Londrina

Eleições 2020 – Começam as articulações pela Prefeitura de Londrina

spot_img

O Londrinense informa que a mais de um ano e meio das eleições municipais de 2020, o cenário político em Londrina ainda está indefinido, como era de se esperar. Nos bastidores, entretanto, fervilham as conversas e as costuras começam a ser feitas. O atual prefeito Marcelo Belinati (PP) deverá disputar a reeleição; o deputado federal Emerson Petriv, o Boca Aberta (PROS), dá como praticamente certa sua candidatura. O grupo do ex-prefeito Alexandre Kireeff (PODE), cujo candidato foi derrotado em 2016 para Belinati, também se articula.

Nos bastidores, comenta-se sobre nomes batidos na política, como os dos ex-deputados federais Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Alex Canziani (PTB) e do deputado estadual Tercílio Turini (PPS), e despontam nomes novos ou relativamente novos, como os dos deputados estaduais Tiago Amaral (PSB) e Devanil Reginaldo da Silva, o Cobra Repórter (PSD), do deputado federal Filipe Barros (PSL) e do vereador Felipe Prochet (PSD).

Até agora, porém, tudo é especulação. Definir um nome depende de potencial eleitoral; de vontade do candidato; e de um grupo de apoio – com poder e com dinheiro, principalmente – porque apesar das frequentes reformas eleitorais, disputar uma eleição ainda é bem caro.

Boca Aberta confirmou “a intenção, sim, de ser candidato até porque fomos o deputado mais votado de Londrina, com 61 mil votos”. Para atender o povo, disse ele, está montando um gabinete na Avenida Saul Elkind, que ainda será inaugurado. “É uma estrutura para atender o povo. Esses deputados têm gabinetes na Gleba. O nosso escritório será onde o povo está.”

O presidente do PP, Bruno Ubiratan, não negou que a intenção do partido é que o prefeito dispute a reeleição, embora tenha ressaltado que nenhuma reunião tratou sobre reeleição até agora. “Quem tem de decidir isso é o Marcelo; se ele quiser, naturalmente, será nosso candidato.”

Interlocutores próximos de Kireeff disseram que ele – que decidiu não concorrer à reeleição em 2016 – não tem a intenção de disputar a prefeitura em 2020.  “Ele tem dito que não pretende, mas dependendo de como ficar o quadro, ele até poderia mudar de ideia”, sugere um aliado político.

Tiago Amaral não foi tão explícito, ponderando que falta muito para o pleito de 2020, mas, ao falar de “projeto consistente para Londrina” e de “nosso grupo político” deixa transparecer que vem trabalhando para viabilizar sua candidatura. “Está muito cedo para falar de candidatura, mas não está cedo para falar de projetos”, disse. “Tenho, faço parte de um grupo de pessoas… e queremos sim chegar com um projeto pronto para o ano que vem. E aí vamos discutir candidaturas.”

Além de tentar o apoio do governador Ratinho Júnior (PSD), Amaral vem se aproximando de empresários e lideranças do setor produtivo e do setor agrícola de Londrina, pessoas que estão ligadas ao “grupo do Kireeff”.

Um correligionário do ex-prefeito entende que o deputado estadual “não faz parte do grupo porque são concepções de fazer política diferentes”. E avalia que “se não for diferente, eu estou engando nessa história”.

Cobra Repórter afirmou não ter apenas o apoio, mas o pedido do governador para que dispute a prefeitura de Londrina em 2020. “O governador disse que pretende ter um candidato em Londrina e já estou mudando meu título”, declarou, referindo-se ao fato de ter domicílio eleitoral em Rolândia.

Segundo ele, as articulações já começaram e tem mantido contato com políticos do PSD e do PSC, seu antigo partido – Cobra migrou para o PSD juntamente com Ratinho, em 2016. Questionado sobre Amaral, que também buscará apoio de Ratinho, Cobra afirmou que foi procurado pelo colega e lhe disse que tudo dependerá do que seu partido decidir.

A assessoria do deputado Filipe Barros disse que o PSL pretende lançar candidatura própria à prefeitura em 2020, “até em razão do número de votos feitos na cidade”, mas, acrescentou que está cedo para definir um nome: não confirmou nem descartou Barros como candidato. 

Notícias Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. Tem novidade no ar
    Pré candidato em Londrina para prefeito @delegadoaguilamisuta e pré candidato Tio Douglas para vereador , ambos pelo #MDB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -