quarta-feira, abril 24, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáPSDB busca novos rumos após fracasso nas últimas eleições

PSDB busca novos rumos após fracasso nas últimas eleições

spot_img

No último final de semana aconteceu o encontro da Juventude do PSDB do Paraná que endossou o manifesto do movimento Muda PSDB. O grupo criou uma página no Facebook e vem divulgando ações dos principais nomes do partido e propaganda o desejo de mudança dentro do partido.

MANIFESTO DO MOVIMENTO #MUDAPSDB

O PSDB perdeu a confiança dos brasileiros. Há um descolamento evidente entre povo e partido, fruto da incapacidade de mudar, da falta de humildade em ouvir e, sobretudo, da incompreensão de seus líderes em dar o exemplo. A autocrítica já foi feita por muitos, raras vezes ouvida. A humilhante derrota no pleito deste ano demonstra a urgência de reformas profundas. Mudamos ou desaparecemos.

Nascemos da necessidade de dar efetividade às promessas feitas ao povo na Constituição de 1988. Nos últimos anos, o país falhou no propósito de construir um modelo sólido de desenvolvimento, alinhado com o capitalismo global contemporâneo e, paralelamente, em tornar o Estado mais eficiente e subserviente aos interesses da população. Pecou por reproduzir uma tradição patrimonialista, de desigualdades e injustiças sociais marcantes, que se somam ao desemprego e desalento estrutural das pessoas mais humildes. Precisamos repensar as nossas práticas e analisar com cuidado em qual medida erramos como representantes do povo brasileiro.

Antes de se apresentar ao eleitorado, o Partido Social Democracia Brasileira precisa passar por reformas internas profundas, que reaproximem o filiado da direção partidária, democratizem as regras de convivência interna e removam o cordão de dependência que existe entre a ação partidária e o dinheiro público.

Somos um partido necessário ao Brasil. Temos como objetivo claro a defesa incondicional do regime democrático, a moderação um instrumento de construção de soluções políticas e defendemos a necessária modernização do Estado brasileiro. É em nome dessa história, que legou ao país importantes avanços, e em nome da massa anônima de filiados, aguerrida, honesta, que insistimos.

Assim, seguindo o exemplo de Fernando Henrique Cardoso que pautou suas propostas para mudar o Brasil em 1994 em 5 eixos temáticos, propugnamos os seguintes pontos que devem guiar a reforma partidária:

1. REFORMA ESTRUTURAL – Recadastramento Geral dos filiados, com exoneração de todos os inativos e atualização do banco de dados de contatos do partido.

2. REFORMA MORAL – Expulsão automática de todos os condenados criminalmente, estando ativos ou não na vida partidária. Suspensão automática de quaisquer cargo de direção partidária de filiados que se tornarem réus em processos criminais.

3. REFORMA IDEOLÓGICA – Criação de comissão paritária em gênero, etnia, faixa etária e localização geográfica dos filiados para reelaboração do estatuto e do programa partidário.

4. REFORMA ELEITORAL – Obrigatoriedade da abertura do processo de prévias para candidaturas em todos os níveis e estados do país.

5. REFORMA REPRESENTATIVA – Voto direto de todos os filiados cadastrados para a eleição da direção partidária.

#MudaPSDB

Tucano, a mudança está nas SUAS mãos!

Juventude do PSDB do Paraná (Foto: divulgação)

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -