sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáCurso de gestão parlamentar da Assembleia supera expectativas

Curso de gestão parlamentar da Assembleia supera expectativas

spot_img

O curso sobre gestão parlamentar, idealizado pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), para auxiliar novos parlamentares, assessores e jornalistas políticos supera expectativas. “É mais uma iniciativa bem-sucedida para tornar a Assembleia mais transparente e acessível a todos”, diz Traiano.  O curso começou terça-feira (12) e se estenderá até o dia 27 de fevereiro. Durante o curso serão discutidos temas que tratam da tramitação de projetos de lei, as votações em Plenário e a cobertura jornalística institucional.

Detalhes técnicos de todas as fases de tramitação dos projetos de lei e demais inciativas dentro da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) foram abordados no segundo dia de atividades do 1º Curso de Gestão Parlamentar, promovido pela Casa e organizado pela Escola do Legislativo. A palestra “processo Legislativo” foi ministrada pelo diretor Legislativo e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, que durante mais de duas horas falou sobre os procedimentos pelos quais as matérias precisam passar dentro do Legislativo estadual, desde a criação dos projetos, passando pelas comissões e processo de votações, até se tornar de fato uma lei estadual. Dylliardi destacou que a receptividade ao curso de 1º Curso de Gestão Parlamentar superou as melhores expectativas.

Para quem encara o desafio de trabalhar com o Processo Legislativo pela primeira vez a oportunidade de conhecer os detalhes da elaboração e tramitação de um projeto de lei vai facilitar o dia a dia no gabinete. “Eu sou advogada e trabalhei no Poder Executivo por seis anos, mas não conheço totalmente a Assembleia. Tenho apenas um conhecimento superficial. Esse contato e essas dicas vão facilitar e muito o dia a dia. O curso tem sido muito bom, porque é didático e passa a informação de maneira objetiva”, conta Cintia Rueda, assessora do deputado Michele Caputo (PSDB).

Para a assessora do deputado Galo (PODE), Jaqueline Jaques, o curso é “muito interessante para que os iniciantes no trabalho na Assembleia possam ter conhecimento de como tudo funciona. Com o que já aprendi aqui sinto que estou mais preparada para ajudar o deputado e também a comunidade”.

Os conhecimentos transmitidos pela Escola do Legislativo também atraíram o público externo. Rodrigo Asturian é assessor de imprensa da Superintendência Regional do Incra no Paraná e viu no 1º Curso de Gestão Parlamentar a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e oferecer um atendimento mais especializado em sua rotina de trabalho. “A gente sempre recebe a visita de parlamentares apresentando demandas na área da reforma agrária, dos assentamentos e da agricultura familiar e não sabe como funciona o Processo Legislativo. Por vezes, os deputados também não têm o conhecimento sobre o órgão federal. Esse curso é a oportunidade para qualificar a gestão e entender melhor como funciona o Legislativo e até atender melhor as demandas que chegam ao Incra dos próprios deputados”. Rodrigo também aproveita a oportunidade para estreitar o relacionamento entre a Escola do Legislativo e a Escola de Governo do Incra, que, igualmente, disponibiliza cursos para capacitação dos servidores.

Estreitar o relacionamento com o Legislativo também é o objetivo de Martha Cecília Henriquez Pino, relações institucionais da Assofepar (Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná). O aumento do número de militares em cargos eletivos e a crescente demanda por assessoramento em questões de segurança pública fez com que Martha sentisse a necessidade de conhecer o Legislativo. “A participação no curso é uma forma de mantermos um vínculo com a Assembleia e de conhecermos os parlamentares. O primeiro dia foi muito bom para conhecer todos os departamentos e quais as suas propostas de trabalho, mas esse segundo dia foi a cereja do bolo para mim. Foi muito importante saber como funciona para uma proposição se tornar projeto de lei até ser sancionado como lei mesmo”.

O próximo módulo do Curso de Gestão Parlamentar, que foi dividido em seis temas, terá como tema “Comunicação Institucional” e acontece no dia 19 de fevereiro, às 9h30. A diretora de Comunicação Katia Chagas falará sobre a cobertura jornalística institucional e também explicará o funcionamento do Comitê de Imprensa, espaço destinado para o trabalho dos jornalistas em Plenário. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo site da Assembleia.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -