Assembleia inicia curso inédito sobre gestão parlamentar

Novos deputados, assessores parlamentares, jornalistas e interessados terão a oportunidade de receber, por meio de professores altamente qualificados, uma noção clara de como funciona o processo parlamentar. A Assembleia Legislativa do Paraná começa nesta terça-feira (12) o 1º Curso de Gestão Parlamentar que se estenderá até o dia 27 de fevereiro. Durante o curso serão discutidos temas que tratam da tramitação de projetos de lei, as votações em Plenário e a cobertura jornalística institucional.

“Vamos permitir o acesso de alto nível ao conhecimento e permitir uma atualização e aperfeiçoamento para oferecer um Parlamento cada vez mais transparente, eficaz e com resultados”, resume o presidente do Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), ao anunciar a realização do curso inédito. A iniciativa foi organizada pela Escola do Legislativo. “Queremos com esse projeto pioneiro que o trabalho da Assembleia seja cada vez mais ágil e que esteja sempre em sintonia com as aspirações dos paranaenses”, acrescentou Traiano.

Para Dylliardi Alessi, diretor Legislativo e da Escola do Legislativo, com essa ação da Mesa Executiva serão respondidas, durante o curso, as principais dúvidas apresentadas pelos novos parlamentares e assessores. Além disso, é uma oportunidade para a atualização dos conhecimentos dos deputados que foram reconduzidos à Casa e de todos os servidores da Assembleia. “Ao repassarmos essas orientações não teremos dificuldades para cumprir o rito processual. Esse curso é um instrumento fundamental para o aperfeiçoamento do trabalho de todos neste momento em que se inicia a 19ª legislativa”, disse. 

O curso, formado por seis módulos acontece na ALEP, e iniciará no dia 12, ‪às 9h30, com o tema “Organização e funcionamento da Assembleia Legislativa do Paraná”, ministrado por vários diretores, cada um falando sobre a área em que atua. No dia 13, também ‪às 9h30, a programação terá continuidade com uma palestra sobre “Processo Legislativo”, ministrada por Dylliard Alessi, com foco na tramitação dos projetos de lei pelas comissões temáticas da Casa. No dia 19 a palestra será sobre “Comunicação Institucional”, ministrada pela Diretora de Comunicação, Kátia Chagas. A jornalista vai explicar como funciona a divulgação da atividade parlamentar e orientar os assessores de imprensa dos deputados sobre a produção de vídeos, fotos e matérias.

O módulo “Redação Oficial”, no dia 20, vai tratar de normas oficiais para elaboração de ofícios, requerimentos e proposições legislativas. No dia 26, o debate estará centrado em “Processos de Plenário”, tema apresentado pelo diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho. Ele vai falar sobre o funcionamento do Protocolo do Plenário e os procedimentos para a apresentação de expedientes à Mesa. O último módulo do curso ocorrerá no dia 27 e tratará da “Gestão Informacional” – o funcionamento do protocolo interno e do sistema Infolep.

Inscrições – Interessados em participar do 1º Curso de Gestão Parlamentar devem se inscrever através do site na ALEP, no link da Escola do Legislativo. As vagas são limitadas. Criada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná, em 2015, a Escola do Legislativo tem como objetivo oferecer suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades da Casa. Tem ações voltadas para deputados, vereadores, servidores da ALEP, funcionários de câmaras municipais, lideranças comunitárias, entidades e cidadãos interessados em aprofundar conhecimentos sobre o setor público.

Ademar Traiano (Foto: Dálie Felberg/Alep)

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