spot_img
quinta-feira, dezembro 12, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaCuritiba terá opções culturais com artistas globais

Curitiba terá opções culturais com artistas globais

spot_img
spot_img

A programação cultural do Centro Cultural Teatro Guaíra e de outros espaços culturais de Curitiba oferece uma semana rica em eventos para diversas faixas etárias e interesses. Um dos destaques é a estreia do clássico balé O Quebra-Nozes, que será encenado entre os dias 7 e 12 de dezembro, com a participação do Balé Teatro Guaíra e da Orquestra Sinfônica do Paraná, além de outros artistas locais. A montagem, tradicional nas celebrações de fim de ano, promete encantar o público com sua combinação de música e dança.

Outro ponto alto é a peça estrelada por Arlete Salles e Edwin Luisi, que aborda o amor na terceira idade. O espetáculo, que reflete sobre as complexidades das relações afetivas em diferentes fases da vida, será apresentado de 6 a 8 de dezembro.

No sábado (7), a Academia Alfredo Andersen inaugura, às 10h, a exposição coletiva Histórias em Murais. Com trabalhos de seus alunos, a mostra será aberta ao público gratuitamente na sede da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP) e ficará em exibição por tempo prolongado.

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) também integra a programação com o projeto Tons Vizinhos, que trará uma apresentação de orquestra de violões na quarta-feira (11), às 18h. Na quinta-feira (12), o museu promoverá uma oficina interativa sobre expressionismo na arte moderna, oferecendo aos participantes a oportunidade de criar pinturas inspiradas na exposição Desver. A atividade será aberta a pessoas de todas as idades.

Na Biblioteca Pública do Paraná, a agenda inclui o lançamento do livro Meu Mundinho, de Khauana Ribeiro, na segunda-feira (9), às 15h. A programação segue com uma oficina de dramaturgia, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, das 14h30 às 17h30, ministrada por Diego Fontes, voltada a interessados em explorar ferramentas criativas no campo do teatro.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Exposição do CJAP – Mostra de atividades artísticas, entre desenhos e argila, realizadas pelos estudantes em uma oficina promovida pelo CJAP vinculada ao Seminário do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto (IEPPEP). A exposição permanece no hall térreo até o dia 10 de dezembro.

Sarau “Palavras em Movimento” – Na sexta-feira (6), das 9h às 16h30, acontece no hall térreo a apresentação dos resultados do concurso literário promovido ao longo do projeto “Palavras em Movimento”, com destaque para as produções dos estudantes do Ensino Fundamental II e Médio que participaram das oficinas de escrita criativa.

Lançamento do livro “Chá de Especiarias” – Com sessão de autógrafos e bate-papo sobre o livro de crônicas de memórias, com a autora Madalena Ferrante, mediado por Lilia Souza, da Academia Paranaense de Poesia. É nesta sexta-feira (6), às 17h, no hall térreo.

Lançamento do livro “Meu Mundinho” – Com sessão de autógrafos e bate-papo com a autora Khauana Ribeiro, no hall térreo. É na segunda-feira (9), às 15h.

Oficina de dramaturgia – Encontros para aprender a explorar os elementos essenciais da dramaturgia e as formas de aplicá-los criativamente. É na próxima terça e quarta-feira (10 e 11), das 14h30 às 17h30, com Diego Fontes e realização da Flutua Produções, no auditório. É necessário preencher o formulário de inscrição (gratuito).

Palavra Brasil – roda de conversa pública – A respeito da importância de oficinas de criação para formação da pessoa escritora e o público leitor, com Julia Raiz e Ronie Rodrigues. É na quinta-feira (12), às 18h, no hall térreo.

Jornal Cândido – O periódico online, edição 156, está disponível com um conteúdo especial sobre escritoras negras e paranaenses que têm como referência a poeta simbolista curitibana Laura Santos (1919-1981). A pauta nasce em novembro, mês da Consciência Negra, e inclui na retranca uma seção Prateleira, com recomendações de livros de autoras negras, nacionais e internacionais.

A publicação também traz uma pensata inédita de Rodrigo Garcia Lopes sobre o poeta Antonio Cicero, morto em 23 de outubro deste ano; os relatos da militante e exilada política Noemi Osna, para a série Mulheres contra a Ditadura; um poema inédito do palestino Mahmud Darwich, traduzido por Michel Sleiman; entre outros conteúdos exclusivos. Acesse o jornal em: bpp.pr.gov.br/Candido.

Seção Infantil

Tapetes contadores de histórias – Contação de histórias afro-brasileiras e indígenas e de outros temas no próximo sábado, dia 7, às 9h, utilizando o tapete como suporte visual e tátil para enriquecer a experiência narrativa.

Seção Braille

Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição e janela de libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Títulos disponíveis:

“As Estrelas de Natal, de Alessandra F. Klein” – Narrativa em libras – Classificação: Livre – Duração: 8 minutos

“Irmãos de Fé” – Classificação: Livre – Duração: 1h 45 minutos

“O Corintiano” – Classificação: +10 – Duração: 1h 35 minutos

Dias: 2 a 19 de dezembro

Horário: 8h30 às 18h — segunda a sexta-feira

Local: Seção Braille

Agendamento pelo telefone: (41) 3221-4985

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)

“Coletiva” – A mostra “Coletiva” na Sala Aberta do MAC Paraná segue em cartaz até 31 de janeiro de 2025. A exposição apresenta trabalhos de Akhan, Coletivo Brutas, Izadora Figueiredo, Luiz Moreira, Nicholas Steinmetz e Rimon Guimarães. Curadoria de Carolina Loch e Joanes Barauna.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

“Histórias em Murais” – Neste sábado (07), às 10h, inaugura a nova mostra coletiva dos alunos de cerâmica artística da Academia Alfredo Andersen. Intitulada “Histórias em Murais”, os artistas estudantes constroem aqui um grande mural de histórias baseados em suas experiências pessoais e vivências no ateliê. Sob orientação e curadoria de Janine Schonfelder, as obras são inspiradas pelos trabalhos de artistas muralistas, como Poty e Brennand. A inauguração é gratuita e acontece na Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP), onde a exposição permanece em longa duração.

“Territórios Íntimos” – Trazendo questões pessoais e provocando reflexões sobre a interioridade humana, “Territórios íntimos” é fruto de um intenso trabalho de pesquisa poética realizado ao longo de um ano pela turma de Linguagens Poéticas do Ateliê de Cerâmica da Academia. A mostra é gratuita e acontece na Sala Ana de Oliveira do Museu Casa Alfredo Andersen, aberto de terça à domingo, das 10h às 17h.

“Segredos da Cor” – A exibição da mostra “Segredo da Cor”, de Cecifrance Aquino, foi prorrogada até janeiro de 2025 na Sala Rotativa. Suas pinturas carregadas de significados dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas ainda presentes no cotidiano em pinturas cheias de brasilidade e cor. Entre as peças estão oito estandartes que desconstroem a herança colonial e oferecem um novo olhar sobre a sociedade brasileira. Cecifrance ressignifica esses emblemas, tornando-os instrumentos de luta antirracista. Entrada Gratuita.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

“Desver” – “Desver” é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza “glitch art”, “vídeo painting” e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.

Oficina de desenho – Na terça-feira (10) haverá mediação sobre a história do museu e do prédio histórico do Palácio da Liberdade. A partir da mediação, os inscritos irão produzir desenhos de observação e pintura com nanquim. O horário das atividades será das 14h às 16h para o público de 11 anos ou mais. São 15 vagas para a oficina e, para se inscrever, basta enviar e-mail para educativomis@seec.pr.gov.br com as seguintes informações: nome completo; RG ou CPF; dia que deseja participar e telefone para contato.

Música – Na quarta-feira (11), às 18h, a noite musical do projeto semanal Tons Vizinhos, parceria entre MIS-PR e Unespar, terá apresentação de orquestra de violões. Entrada livre e gratuita.

Oficina de brinquedos ópticos – Também na quarta- (11) ocorre mediação sobre a história da fotografia e do cinema. Após a orientação, o público vai produzir brinquedos ópticos como spinner de papel e taumatrópio. O horário das atividades será das 14h às 16h para o público de 7 anos ou mais. São 15 vagas para a oficina e, para se inscrever, basta enviar e-mail para educativomis@seec.pr.gov.br com as seguintes informações: nome completo; RG ou CPF; dia que deseja participar e telefone para contato.

Oficina sobre o expressionismo na arte moderna – Na quinta-feira (12), a mediação do terceiro dia de oficina será sobre a nova exposição Desver, dos artistas Ivana Cassuli e Marcelo Borges. Voltada para o expressionismo na arte contemporânea, a oficina terá produção de pinturas com tinta, barbante, pente, esponja e diferentes materiais, com sobreposição de imagens. O horário das atividades será das 14h às 16h sem restrição de idade. São 15 vagas para a oficina e, para se inscrever, basta enviar e-mail para educativomis@seec.pr.gov.br com as seguintes informações: nome completo; RG ou CPF; dia que deseja participar e telefone para contato.

Museu Paranaense (MUPA)

Última chance – Última semana para conferir “Vênus como mirada”, de Val Souza, no Espaço Vitrine. A mostra exibe oito trabalhos fotográficos que questionam modelos de representação e visibilidade do olhar colonial. Em impressões lenticulares, autorretratos da artista são sobrepostos a fotografias de mulheres negras do século XIX. A exposição fica em cartaz até domingo (8).

“Aos espíritos minerais” – Está em cartaz a exposição individual da artista Luana Vitra, intitulada “Aos Espíritos Minerais”. A mostra reúne desenhos e esculturas que exploram as dimensões espirituais e afetivas de elementos como ferro, cobre e chumbo. Em diálogo com suas raízes mineiras, a pesquisa de Luana Vitra traz à tona reflexões sobre traumas históricos, como a escravidão e o impacto de séculos de extrativismo. A entrada é gratuita.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Em cartaz – Diversas exposições estão em cartaz no maior museu da América Latina: “O Olho da Noite – Jean-Michel Othoniel”, “Alex Flemming 70 Anos”; “German Lorca, Mestre da Fotografia”; “África – Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Espaço Niemeyer”; “Pátio das Esculturas” e “MON sem Paredes”.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

“O Quebra-Nozes” – Neste fim de semana, começa o tradicional balé O “Quebra-Nozes”, com direção geral de Luiz Fernando Bongiovanni, reunindo mais de 150 artistas da Orquestra Sinfônica do Paraná, Balé Teatro Guaíra, Escola de Dança Teatro Guaíra e G2 Cia de Dança, além de participações especiais de Nickolle Abreu e Pedro Mello e Cruz, do Circocan. A produção conta com cenografia de Renato Theobaldo, figurinos de Paulinho Maia e iluminação de Wagner Corrêa. As apresentações acontecem no sábado (7), às 20h, domingo (8), às 19h, quarta-feira (11), às 20h, e quinta-feira (12), às 20h. Ingressos em Deu Balada.

Conexões Vale do Pinhão – Na terça-feira (10), às 18h, acontece a quarta edição do Conexões Vale do Pinhão, evento que reúne ideias, pessoas e negócios para impulsionar Curitiba como referência em inovação e empreendedorismo. A programação inclui nomes como Otaviano Costa e Marcos Gurgel, diretor do iFood, entre outros. A entrada é gratuita, com reservas disponíveis pelo Sympla

Guairinha

“Ninguém Dirá Que É Tarde Demais”, com Arlete Salles e Edwin Luisi – Arlete Salles retorna aos palcos ao lado de Edwin Luisi em uma peça que explora o amor na terceira idade, ambientada no isolamento social da pandemia da Covid-19. Com direção de Amir Haddad e texto de Pedro Medina, neto de Arlete, a montagem também traz em cena seu filho, Alexandre Barbalho, e o próprio Pedro. A direção musical é de Lucio Mauro Filho e Máximo Cutrim. As apresentações serão na sexta (6) e sábado (7), às 20h30, e no domingo (8), às 19h. Ingressos disponíveis no Disk Ingressos.

“Se É Que Você Me Entende”, com Raphael Ghanem – O stand-up comedy de Raphael Ghanem mistura histórias pessoais, análises sobre relacionamentos e situações do cotidiano, apresentadas com seu humor exagerado e único. Com texto, interpretação e direção assinados pelo próprio comediante, o espetáculo é feito “de cara limpa”, sem figurinos ou adereços, garantindo risadas e entretenimento. As apresentações serão na quinta (12) e sexta (13), às 21h, e no sábado (14), com sessões às 18h e 21h. Ingressos disponíveis no Ingresso Digital.

José Maria Santos

“Raymonda – A Princesa da Provença” – Com música de Alexander Glazunov e coreografias inspiradas na original de Marius Petipa, assinadas por Aline Miyazato, o clássico balé “Raymonda” reúne cerca de 40 participantes, incluindo crianças, jovens, adultos, profissionais e bailarinos em formação. Considerado um dos balés de repertório mais queridos, o espetáculo combina emoção e uma trilha sonora inesquecível. Apresentações: domingo (8), às 16h e 19h. Ingressos AQUI.

Miniauditório

“Uma Juventude Fascinante”, com Gabriela Freire e Leandro Daniel – A peça do dramaturgo chileno Guillermo Calderón, com tradução e direção de Diego Fortes, se passa em uma sala de aula em Santiago, onde uma única aluna (Gabriela Freire) comparece à aula enquanto seus colegas participam de uma manifestação estudantil. Ela encontra um professor (Leandro Daniel) deprimido e implacável, o que gera um confronto de ideias sobre vida, futuro e mudanças. Apresentações de quinta (5) a domingo (8), às 19h30, e quinta (12), às 19h30. Entrada gratuita.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -