spot_img
sábado, novembro 23, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáCuritiba pode ter bosque no Bom Retiro

Curitiba pode ter bosque no Bom Retiro

spot_img
spot_img

O deputado estadual Goura (PDT) tenta articular com a Prefeitura de Curitiba uma Unidade de Conservação Municipal no Bosque Bom Retiro, situado na Rua Nilo Peçanha, no Bom Retiro, e tenta conversar com o futuro prefeito Eduardo Pimentel (PSD) sobre a proposta, por enquanto ele enviou um ofício com a solicitação.

A iniciativa, segundo Goura, visa fortalecer a proteção da biodiversidade na área central de Curitiba. “O bosque nativo tem aproximadamente 25 mil m², sendo cerca de 60% classificado como Área de Preservação Permanente (APP), com duas nascentes e um corpo hídrico que proporcionam benefícios ambientais à região”, justificou o deputado.

O terreno, pertencente à Federação Espírita do Paraná, já abrigou o Hospital Psiquiátrico Bom Retiro, conferindo ao local não apenas importância ambiental, mas também valor histórico e social.

No ofício, Goura destacou que em 2017 a Federação Espírita submeteu à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) um projeto de revitalização do bosque, que incluía a substituição de árvores exóticas invasoras por espécies nativas, promovendo a recuperação ecológica da área.

O deputado também salientou que um novo supermercado será construído no terreno vizinho ao bosque, o que poderia viabilizar a criação da Unidade de Conservação como medida compensatória, conforme a legislação ambiental vigente.

Adicionalmente, o parlamentar sugeriu a implantação de travessias de fauna, ligando o Bosque Bom Retiro ao Rio Belém e ao Bosque do Papa, para conectar a fauna local e diminuir o risco de atropelamento e outros incidentes envolvendo animais e moradores.

Goura também recomendou incluir no projeto um programa de controle de espécies exóticas invasoras, como pinus e saguis, que prejudicam o equilíbrio ecológico e podem transmitir doenças a humanos.

Movimento a favor do parque

O movimento em favor da criação do Parque Bom Retiro é antigo, vem desde o primeiro ano da gestão do prefeito Rafael Greca, em 2017, quando foi anunciado a construção de um supermercado no terreno do antigo Hospital Psiquiátrico.

O movimento, organizado por moradores, arquitetos, urbanistas e ambientalistas, ficou conhecido como “A Causa mais Bonita da Cidade” e reivindicava um parque inteiro, sem mercado no meio.

Várias reuniões com a prefeitura, Ministério Público, Assembleia Legislativa, e outras entidades foram realizadas no decorrer do período. Muitas dessas ações foram registradas na página do Instagram @parquebomretiro.

Em 2022, uma carta pedindo a criação do parque, assinada por mais de 12 mil pessoas, foi entregue a o Ministério Público para tentar barrar a construção do mercado. Porém, as obras prosseguiram.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -