Por volta das 4h20 no Brasil (2h20 em Washington) o presidente Donald Trump (Republicanos) foi virtualmente considerado vencedor das eleições presidências nos Estados Unidos, sendo apontados pelas emissoras de televisão como 47ª presidente, quando chegou a 266 delegados, faltando quatro cadeiras para mais quatro anos de mandato na Casa Branca, contra 190 de Kamala Harris (Democratas), e fez um pronunciamento para jornalistas e apoiadores reunidos em um centro de convenções.
As 4h30, o direitista Donald Trump tinha a maioria dos delegados da convenção nacional para escolher o 47ª presidente dos Estados Unidos, com 277 convencionais (precisava de 270), contra 226 da candidata da esquerda.
Donald Trump disse que a vitória dele será para fazer a “América saudável de novo”, com uma série de medidas que ele irá tomar, como deportar imigrantes ilegais e uma nova política externa, lutando pela democracia e a liberdade, agradecendo a Deus pela oportunidade de estar vivo e isso aconteceu para que ele possa salvar os Estados Unidos.
A posse de Donald Trump está marcada para o dia 20 de janeiro.
Kamala Harris resolveu marcar para a manhã desta quarta-feira a entrevista com jornalistas para comentar a derrota nas urnas.
No Senado Federal, os Republicanos conseguiram maioria 51 cadeiras, já na Câmara Federal a projeção era de maioria, às 5h do Brasil, a direita tinha 191 dos 218 eleitos para ter maioria, enquanto os Democratas estavam com 169.