sexta-feira, janeiro 10, 2025
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáAlep recebe reivindicações de Astorga e região

Alep recebe reivindicações de Astorga e região

spot_img

A 14ª sessão especial de interiorização da Assembleia Itinerante da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) aconteceu na cidade de Astorga, no Noroeste do Paraná, durante a Expoastorga, e foi um encontro entre deputados estaduais, representantes da sociedade civil e moradores da região.

O evento resultou na formalização de diversas reivindicações, assinadas por prefeituras, câmaras de vereadores, entidades de classe e associações locais, entregues à deputada Maria Victoria (PP), segunda-secretária da Assembleia, e a outros parlamentares que atuam em defesa dos municípios.

Durante a solenidade, a prefeita de Astorga, Suzi Pucillo, e o prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires, apresentaram as principais demandas da região. Além disso, 48 personalidades locais foram homenageadas com diplomas de menção honrosa, concedidos pela Alep.

A deputada Maria Victoria destacou que a Assembleia Itinerante é uma oportunidade para os parlamentares estarem mais próximos da população, ouvindo suas necessidades e trabalhando juntos por um Paraná melhor. “Nosso compromisso é tornar o Legislativo mais acessível e conectado com os cidadãos. Estamos aqui para ouvir, acolher sugestões e agir de forma conjunta na construção de um estado mais justo e desenvolvido. Em cada cidade visitada, somos inspirados pelas histórias de dedicação ao progresso do Paraná”, afirmou a deputada.

O projeto, criado pela atual gestão da Alep, encerrou 2023 com mais de três mil propostas e demandas recebidas de diferentes setores. No ano passado, a iniciativa passou por cidades como Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa.

Em 2024, além de Astorga, as sessões especiais já foram realizadas em Arapongas, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba e Paranavaí.

Reivindicações

As principais reivindicações recebidas pelo Legislativo na região envolvem obras de melhoria e investimentos na área da Infraestrutura e Saúde. Os órgãos pedem a construção de UBS no Bairro Jardim das Torres, a construção da clinica de atendimento do Espectro Autista, a ampliação da clinica da Mulher e da Criança, além de vans para linha da saúde e a construção do ambulatório Municipal na Sociedade Rural de Astorga.

Também é reivindicado mais vagas em hospitais; a viabilização da realização de mais cirurgias eletivas a escolha do município e voos noturnos do helicóptero do SAMU. Já o Hospital Regional Cristo Rei pede a ampliação de leitos e construção de um Centro Obstétrico e a Rede de Combate ao Câncer Regional de Astorga faz a solicitação de um veículo utilitário, de equipamentos de informática, além da destinação de eletrodomésticos à entidade.

Na área da Infraestrutura, é solicitado a pavimentação do Parque Industrial Ricieri Resquetti e a pavimentação do trecho do Parque Industrial Antenor Longato até o ponto Turístico Granada, além da construção de ciclovia na estrada Municipal que liga Astorga a Santa Zélia e construção do novo Pátio Municipal.

Outro pedido foi a recuperação de estradas, caminhões basculantes para conservação de estradas rurais, uma prancha para transporte de maquinário, uma moto-niveladora, uma retroescavadeira e um rolo compactador.

Os órgãos pedem ainda a pavimentação da rodovia PR-461, que liga Ângulo a Maringá, a pavimentação da rodovia PR-547, entre Itambé e São Pedro do Ivaí, e a duplicação e melhorias na sinalização da PR-218, no trecho entre a cidade e Sabáudia.

As reivindicações são assinadas pela Prefeitura, Câmara Municipal, Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP), Hospital Regional Cristo Rei, Rede de Combate ao Câncer Regional de Astorga, Sindicato Rural de Astorga, Conselho Comunitário de Segurança de Astorga, Sociedade Rural, APAE, Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Associação Comercial, Empresarial e Agrícola de Astorga (ACEAA).

Representação

Os parlamentares que representam a região participaram da solenidade destacando a importância da Assembleia Itinerante para os municípios. O deputado Do Carmo (União) parabenizou a cidade de Astorga e os homenageados. Já o deputado Evandro Araújo (PSD) comentou que a interiorização permite a união de todos em prol das pessoas. “A Assembleia estar presente faz uma reverência à população. É um reconhecimento do poder público com a sociedade. Estamos aqui para ouvir sugestões e demandas: é para isso que a Assembleia Itinerante existe”, comentou.

O deputado Soldado Adriano José (PP) afirmou que o processo de interiorização da Assembleia permite melhorar a vida da sociedade. “É uma honra estar em Astorga. A Assembleia Itinerante é uma nova filosofia da Casa, encaminhando as demandas da população, com propostas que serão trabalhadas dentro do governo do Estado. Para nós paranaenses isso tem sido motivo de orgulho”, ressaltou. 

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou o importante papel da Assembleia Itinerante. “Estas sessões têm a utilidade de abrir a Assembleia para o debate com a sociedade. A Assembleia estar aqui é importante para que possamos ter a sintonia com população. Esta proposta aproxima o Poder Legislativo das demandas das regiões paranaenses. A participação em eventos como este, com a participação da sociedade civil organizada, é muito importante. É uma honra estar em Astorga”.

A deputada Flávia Francischini (União) destacou o caráter inclusivo do projeto. “É muito bom estarmos em Astorga. Aqui temos uma parceria entre o legislativo e o executivo. A Assembleia Itinerante nos dá a oportunidade de estar próximo da comunidade. Fico muito feliz de fazer parte deste grupo de deputados que fazem este trabalho. A Assembleia é inclusiva em diversas questões, como o que estamos fazendo com este encontro. É isso que faz com que tenhamos boas gestões”, disse. O deputado Pedro Paulo Bazana (PSD) concordou. “Os deputados estão pertos das pessoas. Este é o momento de conversar com os parlamentares. Vamos continuar o trabalho para fazer nosso Paraná crescer”, afirmou.

O deputado Alisson Wandscheer (Solidariedade) disse que a Assembleia Itinerante oferece uma percepção muito clara do que o cidadão considera prioridade. “A abrangência e os resultados obtidos justificam sua realização, ao levar o poder legislativo para os municípios e aproximá-lo do cidadão. Esta iniciativa nos permite conhecer de perto as realidades e necessidades da população em todos os cantos do estado, como aqui em Astorga”, frisou.

Presenças

O presidente da Sociedade Rural de Astorga, Antônio Augusto da Costa, destacou a importância de receber o projeto do Poder Legislativo. “A Assembleia é a casa do povo e o povo está em Astorga hoje. Toda a região está aqui. É uma honra receber a Casa do Povo dentro da Sociedade Rural, ainda mais no momento em que estamos entregando nossas demandas. Isto é inédito”, ressaltou. Também participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Astorga, vereador Fernando Roberto Caniato, e o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, além de prefeitos e vereadores de municípios da região.

Homenagens

Parlamentares com representatividade na região escolheram lideranças e personalidades de destaque na sociedade para serem homenageados. Na lista do deputado Arilson Chiorato (PT) estão o ativista Arnaldo Nascimento de Jesus; o agricultor Donizete Carvalho; a pedagoga Maria de Lourdes de Jesus Custódio; e, ainda, um reconhecimento in memoriam ao ex-vereador Juarez Teodoro da Silva, que será representado pela esposa Sirlei Vieira da Silva.

O deputado Cobra Repórter (PSD) relacionou o ex-vereador e ex-presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Ademir Mueller; o empresário Amauri Brustolin; o agropecuarista e primeiro presidente da Sociedade Rural de Astorga, Luiz Zafalon; a pedagoga e consultora do Ministério da Educação, Neuza Maria Julião Fortunato.

Já o deputado Delegado Jacovós (PL) homenageou o agropecuarista e fundador do Sicredi, Jair Aparecido Casacchi; o produtor rural José dos Santos Burin; o engenheiro agrônomo, produtor rural e atual presidente do Sindicato Rural de Astorga, Julio Toshimitsu; a professora aposentada e produtora rural Maria Corina Ballarotti Padanoschi; e o ex-diretor do Departamento de Saúde, por 12 anos, Mauro Campiolo, também homenageado pelo deputado Soldado Adriano José (PP).

Para receber a menção honrosa, o deputado Do Carmo (União) escolheu o frei Sidney Drozino; o médico pediatra e produtor rural Idevair Nicolau Ballarotti, o empresário Luiz Spinelli; a comerciante e produtora rural Regina Helena da Silva; o agropecuarista Ricardo Costa Cavalari; e o empresário José Luiz Baú, também homenageado pelo deputado Cobra Repórter.

A relação do deputado Evandro Araújo (PSD) conta com o ex-boia-fria e ex-vereador Claudinei de Carli; a ativista no combate ao câncer Eunice Bezerra Cézar; o professor, empresário e fundador do Colégio Geração, José Reschette; a professora aposentada e voluntária da Igreja Católica, Maria Saleti da Silva Andrufe; e a empresária e advogada Silvia Regina Gazda Siqueira.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) homenageou o médico Roberto Koch; os ex-prefeitos de Atalaia Fabio Vilhena e João Cicotti; o ex-prefeito de Munhoz de Mello, João Matias De Oliveira; a ex-vereadora de Ângulo, Maria Lourdes Laureano; o padre Paulinho, de Ângulo; o presidente do grupo GT Foods, Rafael Tortola; o produtor rural Sadao Takakura; o ex-prefeito de Iguaraçu, Sebastião Aurélio da Silva; e o ex-prefeito de Nova Esperança, Silvio Chaves.

Já o deputado Soldado Adriano José (PP) destacou a história de empresas e entidades da região, entre elas a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Astorga; a Bebidas Rio Branco; o Hospital Regional Cristo Rei; o Laboratório Santa Terezinha; a Nova Produtiva; a Clínica Médica Almeida; o Rotary Club de Astorga e a Sociedade Rural de Astorga. O parlamentar homenageou ainda os ex-prefeitos de Astorga, Carlos Abrahão Keide, Francisco Carlos Londero Benetti e Marcelo Crivelari; o ex-vice-prefeito Oudival Luís De Marins; o ex-presidente da APAE da cidade, Elias Antônio de Oliveira; e Sônia Araújo, presidente da Rede de Combate ao Câncer Regional de Astorga.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -