A Federação Brasil da Esperança, formada pelo PCdoB, PT e PV, abriu a janela para a realização das convenções municipais em Curitiba, esta semana teremos a do PDT, no dia 27 de julho, na Fetraconspar, no Centro de Curitiba, às 15h, que ainda não sabe para que lado vai devido a interferência do diretório nacional, se depender de Goura Nataraj, o partido vai de Luciano Ducci (PSB), já referendado pela principal sigla de esquerda, o Partido dos Trabalhadores de Luiz Inácio da Silva e Gleisi Hoffmann, a tendência é que a ata permaneça aberta até o dia do registro para o diretório municipal, presidido por Ana Moro (PDT), decidir na prorrogação.
No dia 28 de julho, o PSB de Luciano Ducci realiza a Convenção Municipal, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará em Curitiba para tentar turbinar a candidatura do companheiro de partido, são esperados também Goura Nataraj (PDT), Elton Barz (PCdoB), Alzimara Bacelar (PCdoB), Vlad Urban (PCdoB), Arilson Chiorato (PT), Angelo Vanhoni (PT) e Raphael Rolim de Moura (PV).
No dia três de agosto, será a vez de Maria Victoria (PP) ser confirmada na disputa, no Palácio Garibaldi, às 10h, mas a ata também deve ficar aberta a esperança de uma possível aliança com o PSD, do vice-prefeito Eduardo Pimentel.
A Federação PSDB e Cidadania baterá o martelo para Beto Richa (PSDB) no último dia da janela para a realização das convenções, cinco de agosto, às 19h, na sede do partido, no Centro Cívico.
O PSD de Eduardo Pimentel marcou a convenção para o dia três de agosto, mesmo dia do Progressistas, está aguardando a definição do PL, que ameaça lançar Paulo Martins depois das críticas de Rafael Greca (PSD) ao ex-presidente Jair Bolsonaro, no dia quatro de julho.
No final de semana as conversas ficaram apenas em contatos por telefone e nada ficou resolvido.
A definição deve ocorrer até o dia cinco de agosto a definição pode ocorrer. Sem o PL, o PSD pode procurar o Progressistas, para garantir um horário de televisão mais gordinho.
Até ontem, o União Brasil, MDB, Federação Rede/Psol, PRD, Avante, Agir, Democracia Cristã, PRTB, Novo, PMB, PSTU e Mobiliza não tinham divulgado as datas das convenções.